Busca

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Quarentões viram estagiários na busca por novas carreiras


O estágio sempre foi a melhor porta de entrada para o primeiro emprego, mas nos últimos anos esta experiência se tornou também um atalho para quem já não é mais tão jovem assim. Hoje no Brasil é grande o número de pessoas com mais de 40 anos que estão em busca de um estágio e aproveitam esta chance para mostrar que a maturidade é um ponto positivo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Só o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) tem hoje no cadastro quase seis mil estagiários com mais de 40 anos em todo no país. “Nós notamos agora uma inversão. As empresas de alguns segmentos preferem pessoas mais maduras”, ressalta o gerente regional do CIEE, Ney Godoy.

Na área da educação, a experiência tem sido valorizada. É o caso de Regiane, que aos 45 anos, começou um estágio e pretende seguir a carreira de pedagoga.  “Eu tenho certeza que estou no tempo certo, porque a idade traz muita credibilidade para você, principalmente com os pais de alunos. Eu acho que se tivesse feito antes, talvez eu não tivesse tanta credibilidade”, acredita a estagiária Regiane Cristina Leão.

E foi graças ao estágio, aos 48 anos, que Maria Eliza conquistou uma vaga em um escritório de contabilidade. “A idade não me impediu de nada, nada, nada. O emprego que eu queria, do jeito que eu sonhei. Por isso que eu falo: tem que sonhar, tem que persistir que consegue”, conta a auxiliar de contabilidade Maria Eliza Pagani.

Para a patroa de Maria Eliza, a maturidade fez toda a diferença na hora da contratação. “Na verdade, o que eu queria era alguém que me gerasse confiança, que tivesse um comprometimento com o trabalho e ficasse comigo por um longo período de tempo. E não só fizesse um estágio, ficasse um período e migrasse para uma outra empresa", explica a contadora Carolina Cesar Serapião.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Está no final do estágio? Veja o que você deve fazer


Por Universia   

Um estágio é uma ótima oportunidade de aprendizado para sua vida profissional e é preciso que você saiba a forma adequada de agir até mesmo quando seu contrato acaba.

O começo de uma carreira bem desenvolvida depende da maneira como você lida com suas experiências. Um estágio é uma ótima oportunidade de aprendizado para sua vida profissional e é preciso que você saiba a forma adequada de agir até mesmo quando seu contrato acabar. Para ter um melhor direcionamento quanto a isso, existem algumas dicas que vão ajudar.

Confira 5 coisas que você deve fazer ao final de um estágio:

1. Agradecer
Ao final de seu estágio, é essencial que você não se esqueça de agradecer. Converse com todas as pessoas que trabalharam com você, desde seus colegas até seus superiores.

2. Evitar fofocas
É de extrema importância que você não faça comentários negativos sobre nenhuma pessoa com quem você trabalhou durante seu estágio. Isso pode prejudicar sua imagem profissional e fazer com que suas oportunidades de emprego no futuro também sejam afetadas.

3. Ser sincero quanto à sua experiência
Quando você precisar buscar um novo estágio ou emprego efetivo, não minta sobre sua experiência anterior. Comente sobre os pontos principais e sobre as atividades que você realizava. Se você teve problemas com seu gestor, por exemplo, não tente esconder esse fato, já que podem descobrir a verdade. Apenas encontre argumentos para explicar o motivo das dificuldades.

4. Não perder contato
Faça o possível para manter contato com seus colegas de estágio e também com os gestores. Essa atitude ajuda você a ampliar seu network, fazendo com que oportunidades de trabalho possam surgir com mais facilidade.

5. Não procurar por empregos sem ter um plano
Antes de começar a buscar por uma nova oportunidade, é importante que você faça planos para demonstrar profissionalismo. Atualize seu currículo, pense em como fará uma apresentação sobre você e suas habilidades aos recrutadores e também decida o tipo de emprego que é a melhor opção para você no momento.