Busca

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Entrevista – Kit entrevista, você faz o seu?

Por Débora Miceli

Olá, Pessoal,

Antes de ir a uma entrevista é sempre válido fazer um kit entrevista, abaixo alguns dos itens essenciais:

Currículo atualizado: preferivelmente em versão eletrônica no pendrive (currículo impresso está um pouco em desuso e deixá-lo no e-mail também não é boa ideia).

Mapa de localização: GPS é bom, mas vai que… sugiro olhar os sites localizadores de endereço e verificar a rota, tanto em termos de caminhos alternativos, como tempo do percurso.

Dados de contato da empresa e do RH: ter anotado (de novo – off-line – preferivelmente impresso ou na agenda) os dados de contato do RH e da empresa. Da empresa, pois se você se perder, dá uma ligadinha discreta e pede uma ajuda para a telefonista. Do RH, se você for se atrasar, ligar para avisar.

Kit testes: caneta, lápis, borracha e calculadora. Se você for usar os itens citados, provavelmente o RH disponibilize, mas vai que querem testar sua “precaução”.

Kit networking: cartão de visita, caneta e agenda. A caneta já estava contida no “kit teste” e você poderá usá-la junto com a agenda para anotar os contatos das pessoas que conhecer. Já no seu caso, como está lendo o blog… rs… já leu o post que tratamos sobre o cartão de visita, não é?! Lembra-se que sua marca pode ser “impressa” em um cartão, que não é caro – ótimo custo benefício para uma apresentação elegante!

Kit surpreenda: você escolhe onde quer trabalhar… vamos falar mais sobre isso no futuro, mas saiba agora que você pode escolher e pesquisar a empresa que quer que seja seu novo empregador. Quanto mais cedo você se der contar disso, mais oportunidades criará para estar perto da empresa. Com isso, se você ainda estiver estudando (técnico, graduação, pós e etc) tente fazer o trabalho acadêmico sobre ela e leve-o. Aqui vale uma ressalva: deixe o material guardadinho – sem ansiedade – na hora oportuna tire-o da cartola (essa hora é eventualmente quando estiver o RH e você sozinhos).

Kit energia: nem sempre a quantidade de etapas são ditas antes de você ir ao processo e nem sempre se tiver uma série de etapas em um mesmo dia, irão oferecer um lanche. Por isso leve uma barrinha de cereal ou algo leve na bolsa (sem cheiro) para caso precise se estender no processo e sinta fome.

Para finalizar, onde levar o kit?!

Senhores e senhoras, senhoritos e senhoritas – nada de ir sem bolsa a um processo. Para as mulheres é normal andar de bolsa. Já para os homens é bastante elegante uma bolsa social masculina (não precisa ser de couro) – com isso, seu kit fica protegido e você incrementa a vestimenta com um acessório bem normal do ambiente corporativo. Obs.: em breve, falarei sobre trajes.