Caio
Lauer
Principal artifício para chamar a atenção dos
recrutadores, o currículo é como dizem, o cartão de visitas do profissional
para uma nova oportunidade no mercado. Torná-lo atraente em meio à grande
concorrência tornou-se fundamental, e existem técnicas importantes que podem
ajudar a compor um bom currículo.
Selecionamos nove dicas para que você desperte a atenção
dos recrutadores e saia na frente nos processos seletivos:
1 –
Objetivo profissional
Nunca deixe de mencionar essa informação, que precisa
também ser sucinta. Nunca indique diversos cargos e áreas de atuação.
2 –
Experiência profissional
Procure citar resultados alcançados, descrevendo suas
contribuições em cada empresa e, se possível, citando resultados quantitativos.
3 –
Atribuições
Elabore frases curtas e em tópicos. Procure citar
atividades desenvolvidas e os resultados de ações e projetos que tenham sido
destaques.
4 –
Erros de português
Currículos com esse tipo de falha dificilmente passam
pela triagem dos selecionadores. É essencial que o documento possua um visual
limpo, organizado e sem o uso de abreviações.
5 –
Atualização
É imprescindível manter o currículo atualizado, desta
forma, o selecionador não terá dificuldades de entrar em contato com você ou de
identificar informações importantes sobre seu perfil profissional.
6 –
Mentiras
Mentir no currículo pode trazer uma imagem ruim diante ao
selecionador. Informações como o nível do idioma, por exemplo, poderão ser
comprovadas facilmente através de um teste dissertativo ou oral.
7 –
Exposição
Não é necessário mencionar qualidades pessoais como:
“pessoa otimista, organizada, comunicativa e pró-ativa, entre outras” no
currículo. Estes são pontos avaliados em etapas presenciais dos processos
seletivos e podem tornar o currículo extenso.
8 –
Foco
Seu currículo deve estar focado para a vaga em que está
interessado, sendo condizente com sua formação acadêmica ou experiência
profissional. Caso contrário, o selecionador terá a impressão de que você não
tem um objetivo definido.
9 –
Currículo sucinto
Procure utilizar de 1 a 2 páginas. Evite o uso de
diferentes cores, tipos de fonte e muitas variações de tamanho. O ideal para
destacar os campos é o uso de recursos como: negrito, itálico e marcadores para
os tópicos.
Fonte: Portal Carreira & Sucesso