Não conhecer ou não ter fluência em outro idioma foi apontado pela nossa enquete, com 42% dos votos, como algoz dos candidatos nas seleções para estágio ou emprego.
Embora nossa pesquisa não tenha valor científico, o resultado confirma um dado importante para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho.
Mas não se desespere! O mundo globalizado revela o problema e aponta a solução, ou melhor, as soluções. Já existem alternativas para todo tipo de candidato:
1. Para os candidatos sem disponibilidade de recursos para investir a internet é uma grande parceira, pois trás boas opções de cursos de idiomas, gratuitamente.
Atenção! É importante ressaltar que nessa modalidade de curso o candidato terá acesso às noções básicas, necessitando aprimoramento assim que possível.
2. Para os candidatos com recursos e sem tempo a internet continua sendo uma saída, pois os cursos de Educação à Distância (EaD) para idiomas apresentam bons resultados.
3. Para os candidatos com recursos e tempo sobrando, os cursos presenciais ou que alternam conteúdo online e aulas presenciais, ainda são uma boa pedida.
Atenção! Há empresas que dão preferência aos candidatos que realizaram intercâmbio, pois além do conhecimento noutro idioma, essa experiência indica boa capacidade de adaptação e facilidade no trabalho em equipe.
A dica é procurar saber se a instituição de ensino que você está vinculado oferece convênios com bons cursos de idiomas e um setor responsável por intercâmbios, ou ainda, buscar na internet alternativa financeiramente viável para solucionar sua dificuldade neste quesito.