Busca

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O que é networking?

Na prática, é uma ação de marketing, considerada uma das premissas responsável pelo sucesso das redes sociais.

Teoricamente, define-se como a formação de um grupo de apoio profissional. Geralmente pessoas que se encontram em uma mesma situação se reúnem periodicamente para compartilhar ideias, medos, inseguranças e experiências. O objetivo é que outras pessoas conheçam a sua situação e possam ajudá-lo em situações difíceis. E vice-versa.

Para fazer parte de um grupo como este e garantir auxílio quando precisar basta que você comece a conversar com o maior número de pessoas possível. Fale com familiares, amigos, conhecidos, alguém certamente conhece outra pessoa que esteja na mesma situação que você.

Em resumo, fazer networking é simplesmente conversar com pessoas e “contar suas qualidades profissionais” (isso é diferente de contar vantagem!). Porque no mercado de trabalho além da importância do que você sabe, é essencial o que os outros sabem de você.

Quem não se relaciona com outros profissionais não aumenta as suas conexões pessoais, não se torna visível, não evolui na carreira e, às vezes, nem consegue um emprego.

Fazer parte de um grupo de apoio profissional é a maneira mais eficiente para encontrar boas oportunidades no mercado, mas não se esqueça: fazer networking não é pedir emprego.

Não seja pidão

Há pessoas que acham que fazer networking é pedir favores. Não é. Aliás, networking não tem nenhuma relação direta com a obtenção de emprego.

Fazer networking é manter relacionamentos e compartilhar interesses em comum. Além do networking convencional, que é feito entre profissionais da mesma área para discutir problemas comuns e repartir soluções, você pode fazer o networking informal, que não precisa, necessariamente, dos recursos tecnológicos.

Toda vez que você sai de casa, vai a um restaurante, à padaria, etc, e encontra pessoas, conversa e troca informações que o ajudam a formar uma opinião sobre determinado assunto, você está fazendo networking.

Eis a diferença...

Networking pode ser uma ferramenta na busca por oportunidades no mercado de trabalho.

Conseguir uma colocação também pode ser um objetivo do networking. Estar em contato com profissionais da mesma área e de diversas empresas pode ajudá-lo a conseguir mais facilmente uma indicação.

Mas, não pense que o networking é uma técnica impessoal e manipulativa de conseguir emprego. É apenas uma forma de melhorar a sua visibilidade no mercado de trabalho e coletar informações importantes, criar impressões favoráveis e duradouras que o ajudem a encontrar oportunidades de emprego.

Portanto, se quiser evoluir profissional e pessoalmente, inclua o networking nas suas ações diárias. Lembre-se que na vida e nos negócios ser bem relacionado é um diferencial.

Fonte: 1.ifdBlog, 2. Home Business S/A.