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segunda-feira, 13 de junho de 2011

Currículo: a diferença entre o que faço e o que quero

Peça fundamental da apresentação de um candidato a uma empresa tem grandes desafios embutidos por trás de duas simples folhas de papel A4: chamar a atenção do entrevistador, destacar o currículo dos demais, deixar claros os objetivos do candidato, mostrar seu histórico e capacidade de realização, e aguçar o entrevistador para que chame aquele profissional para uma entrevista. Ou seja, precisamos divulgar e vender nossa força de trabalho.

Um ponto que nos chamou a atenção é um item que  pode passar despercebido quando elaboramos um currículo, mas que faz a diferença quando um entrevistador examina uma pilha de currículos: o “Objetivo” do candidato.

Muitos candidatos têm utilizado o título de “Área de atuação”, descrevendo sucintamente as áreas em que atuou, mesmo que às vezes conflitantes ou afins. Exemplo: marketing, comercial, eventos.

As empresas buscam especialistas, com mais ou menos experiência, mas especialistas no que fazem. A experiência de quem contrata mostra que pessoas com áreas de atuação distintas tendem a trocar de área de atuação quando não estão bem certas do que buscam.

Até ai natural, muitas pessoas não têm certeza do que querem durante um bom tempo na vida. Porém o entrevistador não precisa saber disto. O termo a ser usado deve ser “Objetivo", descrevendo a área e a função pretendida, que de preferência deve ser a mesma para a qual a empresa recruta. Exemplo: Coordenador de Marketing, ou Assistente de Eventos ou Gerente de Marketing.

Esta diferença entre o que já fizemos (área de atuação) e o que pretendemos (objetivo) ajuda a nos destacarmos para o recrutador em uma primeira triagem, joga nosso currículo para uma etapa seguinte e aumenta nossas chances de sermos chamados para uma entrevista

Fonte: Seu Próximo Emprego