Busca

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Seção especial: Carreira - Parte II

Continuando...

Renata Dias

Dicas

Segundo pesquisa realizada pelo Grupo Catho, as características de personalidade mais desejadas pelos empregadores são: Espírito de equipe, Dinamismo, Iniciativa,
Boa comunicação e Eficácia.

Por outro lado, algumas características são vistas de forma muito negativa e quando identificadas em um candidato reduzem muito as suas chances de contratação: Preguiça, Falsidade, Descontrole emocional, Uso de palavrões e Grosseria.

Carla Fabiana, consultora do Grupo Catho, dá dicas de como o recém-formado deve buscar uma colocação no mercado de trabalho. Confira:


Identifique, com precisão, quais são as suas principais características pessoais (se gosta de trabalhar em grupo, se consegue lidar bem com mudanças ou se tem segurança para tomar decisões difíceis, por exemplo).


Não adianta candidatar-se a todos os programas de trainees aleatoriamente. Escolha empresas que procurem um profissional de perfil parecido com o seu e ofereçam um tipo de trabalho compatível com o que deseja.


Os empregadores valorizam os candidatos "focados", ou seja, aqueles que sabem o motivo pelo qual desejam trabalhar em suas empresas, pois eles estão procurando futuros gerentes e diretores. Você não pode demonstrar que tanto faz ir para a empresa "x" ou "y".


Os empregadores não estão interessados em habilidades técnicas, mas em candidatos com perfil compatível ao da companhia. Se você não foi selecionado por uma empresa não desanime, pois o critério de seleção pode ser diferente em outras companhias.


Seja o mais natural possível durante as entrevistas e dinâmicas de grupo. Não adianta fingir ter as características que a empresa busca (ou que o você pensa que ela busca).


Não basta ler o jornal somente na véspera da prova. Para absorver o que se passa no mundo, é preciso ter o hábito de acompanhar os noticiários regularmente. Aprofunde-se naquilo que você tem maior interesse.


A empresa produtiva e competitiva enxerga os estagiários e recém-formados como se fossem “a menina de seus olhos”. O investimento em treinamentos nesses perfis de empregados é hoje uma das armas das companhias para formar profissionais que futuramente irão exercer postos de liderança. Se você conseguir gerar entrevistas e estiver preparado para enfrentar o processo seletivo, as chances de conquistar uma boa oportunidade serão maiores. O início de toda carreira é difícil e depois do vestibular este é o primeiro grande desafio que um profissional de sucesso terá que enfrentar. Portanto, estar bem preparado é fundamental.


Fonte: TERMINEI A GRADUAÇÃO. E AGORA? – Especial - Jornal Carreira e Sucesso
Catho Online