Patrícia Basílio
Sandra Hartog, criadora do sistema E-valuation. |
Já imaginou participar de uma seleção de trabalho pela internet? Essa possibilidade, antes remota, pode se tornar realidade em breve no Brasil e substituir as antigas dinâmicas em grupo consideradas chatas por grande parte dos profissionais.
Como uma tentativa, a consultoria de recursos humanos Staut RH trouxe ao país este ano o sistema E-valuation, que promete avaliar o perfil dos candidatos por meio de cases interativos oferecidos pela internet ou pelo telefone. A ideia foi desenvolvida no exterior há dez anos pela norte-americana Sandra Hartog. Curioso?
Veja trechos da entrevista com a consultora de recursos humanos abaixo:
Como funciona o E-valuation?
Ele é composto por casos de negócios, em que os profissionais participam interativamente de situações rotineiras do ambiente de trabalho como se estivessem em cargos de liderança. No sistema, os candidatos mandam e-mail, trabalham em projetos de negócios, participam de reuniões, entre outras atividades. Enquanto isso, psicólogos observam todas as reações do participante e levantam seus pontos fortes e fracos.
Quais são as vantagens da ferramenta?
Ela possibilita que você encontre o talento com maior potencial para uma empresa. Ao identificar os pontos altos e baixos dos profissionais, o sistema também pode ser utilizado para "coaching" e para reduzir a rotatividade das empresas. Há um cliente nosso que implantou o sistema por alguns anos e reduziu o "turnover" em 65%.
Como você desenvolveu esse sistema?
A ideia surgiu a partir da demanda de um cliente há dez anos. A empresa precisava de um sistema para 100 funcionários, mas depois ampliou a demanda para 1.000 trabalhadores. Tive que encontrar uma maneira de tornar o sistema mais acessível para todas essas pessoas. A ideia de um sistema virtual ganhou espaço por ser flexível e fácil de controlar.
Qual o enredo personificado no programa?
Representamos o dia a dia de trabalho. Desde coisas positivas que ocorrem rotineiramente, até desafios que os profissionais devem superar. Há uma lista de habilidades que precisamos avaliar nos candidatos, e elas são evidenciadas diante dessas situações. É como se observássemos a reação dos profissionais durante um mês de trabalho, só que em um curto período de tempo.
Quais são as habilidades avaliadas pelos psicólogos?
Depende do que o cliente pede. Geralmente é a facilidade para trabalhar sob pressão e em equipe, senso de prioridade, performance em liderança, capacidade de dar feedback.
Fonte: Folha.com Classificados