Especialista
em carreira e ambiente de trabalho do portal de empregos Glassdoor listou sete
coisas que você precisa pesquisar sobre um empregador
Antes de
ir para uma entrevista de emprego,
é preciso saber o mínimo sobre a empresa que está recrutando.
Além de te colocar um
passo a frente de outros candidatos que não pesquisaram sobre o assunto, você
pode usar estas informações para se identificar com os valores e a missão da
companhia. E esses detalhes não passam despercebidos pelos recrutadores.
Então, se você tem
uma entrevista de emprego marcada para os próximos dias, dê uma olhada nestas
dicas que a especialista em carreira
e ambiente de trabalho do portal de empregos
Glassdoor, Heather Huhman, listou com as sete coisas que você precisa pesquisar
sobre um empregador.
1. As qualificações e
experiências que a companhia valoriza
Saber o que uma
empresa procura em um candidato é imprescindível para se dar bem em uma
entrevista de emprego.
E é dessa forma que
você poderá se destacar no processo seletivo e se encaixar nos requisitos da
vaga.
Pesquise nas páginas
de carreira da empresa – se ela tiver – e leia os detalhes da oportunidade
publicada.
Se puder, fale com
alguns funcionários que já trabalham na companhia para saber o que ela valoriza
em um profissional.
2. As "peças-chave" da organização
2. As "peças-chave" da organização
Pesquise sobre os
funcionários que ocupam cargos importantes na companhia, como gerentes,
diretores, CEO, etc. Você tentar encontrar informações sobre eles na página da
empresa.
Também dê uma olhada
no que esses profissionais falam sobre a companhia pelo LinkedIn ou em outras
redes sociais.
3. Notícias e eventos
recentes sobre a empresa
Procure saber quais
foram as últimas notícias que saíram na mídia sobre a companhia, bem como os
eventos que ela promoveu.
Muitas empresas
colocam estas informações em páginas dedicadas a releases de imprensa ou até
mesmo criam sites para divulgar suas ações.
4. Visão, missão e
valores
Um dos aspectos mais
importantes analisados pelos especialistas em Recursos Humanos nos candidatos é
o quanto eles se identificam com a visão, missão e valores da companhia.
Quanto mais alinhado
aos valores da empresa, mais perfil um profissional tem para trabalhar nela.
Essas informações
podem ser facilmente encontradas no site da companhia, na seção “Sobre”. Você
também pode aprender sobre a cultura da companhia pelas redes sociais onde ela
tem perfil.
5. Clientes, produtos
e serviços
Não dá para tentar
trabalhar em um lugar se você não tiver uma ideia dos produtos, serviços e
clientes da empresa. Encontre essas informações no site ou no blog da
companhia.
6. Informações
"‘privilegiadas"
Heather Huhman também
aconselha o profissional a buscar informações sobre a companhia em que está
disputando uma vaga.
No portal Glassdoor,
por exemplo, funcionários podem avaliar anonimamente suas empresas e falar
sobre as vantagens que têm em trabalhar ali.
Como no Brasil ainda
não existe um portal com tantas informações como o site norte-americano, os profissionais
daqui podem dar uma olhada no que os atuais funcionários da companhia falam
sobre ela nas redes sociais.
Quem conhece uma
pessoa que já trabalhou no local também pode pedir referências sobre o ambiente
de trabalho da empresa.
7. A pessoa que irá
te entrevistar
Saber quem será seu
entrevistador pode te dar uma vantagem na competição pela vaga.
Ter essa informação
pode ajudar o candidato a se identificar mais com o recrutador, fazendo com que
a conversa flua com mais facilidade.
Essa técnica também
pode ajudar aqueles que ficam muito nervosos durante uma entrevista.
Muitas vezes, algumas
pessoas podem ficar ansiosas e ter o desempenho prejudicado por saberem que
serão entrevistadas por uma mulher ou homem, ou por alguém em um cargo alto na
companhia.
Uma forma de procurar
informações sobre o recrutador é pesquisando pelo nome informado no e-mail que
ele enviou para marcar a entrevista.
Caso você não consiga
encontrar o nome, entre em contato com a companhia e pergunte quem será o seu
entrevistador.
Fonte:Exame.com