Em
clima de final de ano, muitas empresas costumam organizar uma confraternização
para celebrar resultados e motivar seus funcionários.
No
entanto, muitos profissionais acabam interpretando o evento como um momento
para extravasar o estresse acumulado no ano, e exageram na bebida, aproveitam
para falar mal do chefe ou adotam outros comportamentos inapropriados.
Atitudes
como essas podem queimar o filme e fazer com que o funcionário perca futuras
oportunidades de carreira na empresa.
Para
você não cometer nenhuma gafe durante a festa da firma, INFO preparou uma série
de dicas com a ajuda de especialistas em recursos humanos. Confira:
Marque sua presença e faça networking
Muitas
pessoas não gostam de festas e preferem ir para casa mais cedo no lugar de se
juntar aos colegas na confraternização da firma.
Mas
é preciso cuidado. O profissional pode estar perdendo uma boa oportunidade de
fazer networking com as várias áreas da empresa e se destacar para
oportunidades futuras com seu gestor.
Para
o especialista em desenvolvimento de pessoas Rogério Boeira, da Escola Cultman,
a confraternização pode ser uma boa ocasião para conversar com os colegas de
trabalho e interagir com pessoas diferentes.
“Para
conseguir interagir de maneira inovadora, é preciso buscar pessoas diferentes,
com quem normalmente não temos tanto contato. A diversidade é essencial para
gerar novas oportunidades”, afirma.
Mantenha a classe
É
preciso ter em mente que a confraternização é essencialmente um evento
corporativo e, por isso, existem certos limites que não devem ser
ultrapassados, especialmente com o gestor.
“Por
mais que o chefe seja bacana, não o trate como se fossem velhos amigos, seja
simpático e divertido sem ser chato. Ao encontrar com um superior ou diretor
jamais abrace, beije ou brinque de forma exagerada, seja atencioso e alegre”,
afirma a diretora e coach corporativa Fátima Mangueira, da Mira RH.
O
evento também não deve ser interpretado como uma oportunidade para paquerar.
“Não
se mistura amizade com intimidade em ambiente de trabalho. Em muitos casos,
esse envolvimento acaba em demissão. Portanto, paquera na festa de fim de ano
pode ser arriscado”, diz Fátima.
Exagerar
na bebida também está fora de cogitação. “Seja elegante e beba apenas
socialmente na festa. Lembre-se que, apesar de ser uma festa, todos estão
prestando atenção em você”, afirma Fátima.
Como se vestir?
Muitos
podem ficar em dúvida sobre o que vestir em um evento que é corporativo e
descontraído ao mesmo tempo.
Para
a coach Fátima Mangueira, tanto homens quanto mulheres devem tomar cuidado com
exageros na escolha do visual.
“Uma
dica é apostar em peças clássicas e em cores da moda, mas neutras. Usar um look
atual e moderno cai bem para todas as ocasiões, principalmente esta”, diz.
“Para
as mulheres, uma dica simples é: pode ser um pouco justo, pode ter um pouco de
decote e ter brilho, mas nada em excesso”, afirma.
Aproveite para relaxar e se divertir
Não
é porque você está com os colegas do escritório que precisa ficar falando de
trabalho o tempo todo. Durante a festa, tente se divertir e conversar de
maneira descontraída com todos.
“O
momento é de celebrar. Não é apropriado fazer sessões de feedback, acertar
itens que estão em pendência ou ficar a noite toda conversando somente com uma
pessoa”, diz a gestora de RH Carolina Fernandez, da consultoria C2M, .
Participar ou não participar?
Está
em dúvida se quer participar e tem medo de ser prejudicado caso não compareça
ao evento?
Segundo
a gestora de RH da consultoria C2M, Carolina Fernandez, tudo depende muito da
cultura da empresa.
Em
organizações maiores, por exemplo, a participação ou não de um funcionário não
causa tanto impacto.
Já
em empresas familiares, onde todos se conhecem, participar e socializar com os
colegas e gestores pode fazer toda a diferença.
“É
elegante e respeitoso você comunicar, pelo menos a seu líder imediato, sua
decisão de participação ou não”, diz.
Posso ser demitido por algum
comportamento que tive na festa?
Extrapolar
os limites da relação com os colegas do escritório, beber demais e fazer
comentários agressivos são algumas atitudes perigosas para uma pessoa em
qualquer ocasião, principalmente quando diretores e outros funcionários com
quem não se tem tanta intimidade estão presentes.
“Cometer
gafes ou ser o protagonista de situações incômodas para os demais colegas podem
trazer reflexos para as relações de trabalho e até para a carreira”, diz a
coach Fátima Mangueira.
“Dependendo
do perfil da empresa, local do evento e ato cometido, o funcionário que passar
dos limites pode ser advertido, suspenso e até demitido”, diz.
Para
a gestora Carolina Fernandez, ninguém é demitido apenas por um item. Então, o
mau comportamento pode ainda ajudar em uma decisão de demissão que já estava em
processo.
“Sempre
indico que o comportamento e sua atitude servem como seu cartão de
apresentação, claro que somado a outros itens. Somos pessoas e representamos
papéis. Cada um decide como quer ser visto pelo o mundo que o cerca”, afirma
Carolina.
Fonte:Exame.com