Claudia
Gasparini
Se você
começa a suar só de pensar em networking,
aí vai um refresco: a missão é difícil até para os seus colegas mais
extrovertidos.
Os
tímidos só estariam em desvantagem, explica Maurício Cardoso, co-fundador do
Clube do Networking, se obter sucesso
na tarefa dependesse meramente de trocar sorrisos, falar amenidades e
distribuir cartões. Não é o caso.
Fazer
contatos, explica Cardoso, não é uma ocasião social, em que os “populares” se
sobressaem aos “quietinhos”. Trata-se de um investimento complexo, de longo
prazo, que exige profundidade, seriedade e comprometimento para dar certo.
© Foto: Thinkstock/Cameron Whitman
Timidez: quem
gasta energia com interações sociais deve fazer um networking econômico e
seletivo
|
Outro
detalhe coloca extrovertidos e introvertidos em pé de igualdade: brasileiros,
de forma geral, têm resistências culturais à prática.
“Ao
contrário dos norte-americanos, por exemplo, os latinos veem o networking como
um jogo interesseiro, um modo de tirar proveito de outras pessoas”, explica
Fabrício Barbirato, diretor executivo do IDCE (Instituto de Desenvolvimento de
Conteúdo para Executivos).
O que é
difícil para os tímidos?
Ainda que o desafio exista para todos, também é verdade que os tímidos enfrentam um obstáculo adicional por conta de seu comportamento. “Eles sofrem mais para dar o primeiro passo, entrar em rodas, se apresentar para desconhecidos”, explica Cardoso.
Ainda que o desafio exista para todos, também é verdade que os tímidos enfrentam um obstáculo adicional por conta de seu comportamento. “Eles sofrem mais para dar o primeiro passo, entrar em rodas, se apresentar para desconhecidos”, explica Cardoso.
No
entanto, essa resistência inicial não está condenada a virar paralisia - há
inúmeros truques para driblá-la. Veja a seguir algumas propostas dos
especialistas ouvidos por EXAME.com:
1. Seja
seletivo
Se você perde energia com a interação social, a palavra mágica é economia. Por isso, diz Barbirato, o tímido deve especialmente criterioso na hora de escolher os contatos em que vai investir.
Se você perde energia com a interação social, a palavra mágica é economia. Por isso, diz Barbirato, o tímido deve especialmente criterioso na hora de escolher os contatos em que vai investir.
“Para
evitar desgastes à toa, os seus tiros devem ser certeiros”, afirma o especialista.
Ter menos alvos na mira também significa mais tempo de preparação para cada um
deles.
2.
Recorra a intermediários
Se estabelecer o primeiro contato com um estranho é a sua maior dificuldade, uma boa dica é pedir a um conhecido que apresente você a ele.
Se estabelecer o primeiro contato com um estranho é a sua maior dificuldade, uma boa dica é pedir a um conhecido que apresente você a ele.
“É uma
tática para quebrar o gelo e engatar uma conversa usada até pelos mais
extrovertidos”, comenta Cardoso.
3. Use
(mas não abuse) de recursos digitais
A internet e as redes sociais alteraram significativamente a forma de fazer networking - para melhor, muito melhor, diriam os tímidos.
A internet e as redes sociais alteraram significativamente a forma de fazer networking - para melhor, muito melhor, diriam os tímidos.
Barbirato
diz que as mídias digitais podem e devem ser usadas, principalmente para fazer
contatos iniciais. Tudo com moderação, claro: encontros presenciais são
necessários de vez em quando.
4. Chegue
mais cedo a eventos
Vai a um congresso ou feira? A dica de Cardoso é ser um dos primeiros a aparecer no local do evento.
Vai a um congresso ou feira? A dica de Cardoso é ser um dos primeiros a aparecer no local do evento.
“Quando
ainda há poucas pessoas no ambiente, fica mais fácil se aproximar e começar
conversas com mais tranquilidade”, explica.
5. Vá
preparado para as conversas
O segredo do networking não está em falar, mas em ouvir. Por isso, diz Barbirato, você não precisa ser um grande tagarela para conquistar o outro - basta fazer as perguntas certas.
O segredo do networking não está em falar, mas em ouvir. Por isso, diz Barbirato, você não precisa ser um grande tagarela para conquistar o outro - basta fazer as perguntas certas.
“Se você
estudar e pesquisar o suficiente, saberá elaborar questões interessantes sobre
a sua área profissional”, afirma. “Além de causar uma boa impressão, você ainda
se livra da necessidade de falar sobre amenidades”.
Fonte:
Exame.com