Busca

sexta-feira, 17 de julho de 2015

3 perguntas para fazer a si mesmo antes de começar o primeiro emprego



Confira dicas para começar investir em seu futuro profissional ainda na universidade Muitos estudantes apresentam dúvidas ao entrar no mercado de trabalho. Afinal, escolher a área de atuação correta e ao mesmo tempo ter que conciliá-la com a vida universitária pode não ser uma tarefa fácil. Para que você se sinta realizado e satisfeito no futuro, o primeiro passo é fazer uma análise sobre o seu próprio perfil, identificando quais são as suas principais habilidades e dificuldades.


Fonte: Shutterstock



Pensando nisso, separamos a seguir 3 perguntas que você deve fazer a si mesmo logo no início da carreira profissional. Confira abaixo:

1 - “Com quais matérias eu mais me identifico?”.
Logo no primeiro ano de universidade, é importante perceber com quais matérias você mais se identifica, pesquisando mais sobre a situação de cada uma delas no mercado de trabalho. Por exemplo, se você cursa Jornalismo e tem paixão pelas aulas de rádio, isso pode funcionar como um incentivo para buscar um futuro profissional nessa área.

2 - “Quantas vezes eu pude aprender com os meus erros?”
Saber lidar com os erros é um dos segredos para alcançar o sucesso profissional, e é importante saber disso logo ao entrar no mercado de trabalho. Procure refletir sobre os momentos em que você pode aprender com as suas falhas, e quais foram as principais lições de vida que você pode absorver com cada uma delas.

3 - “Quais são os meus principais objetivos para o futuro?”
Procure identificar como você gostaria de se ver daqui a alguns anos. Pense em quais atividades você gostaria de trabalhar e com qual tipo de público a sua relação teria mais sucesso. Caso já tenha em mente as empresas onde deseja atuar, faça uma pesquisa aprofundada sobre o ambiente de trabalho em cada uma delas e se possível, converse com pessoas que já trabalharam nesses locais. Isso pode ajudá-lo a projetar melhor o seu futuro profissional.