Busca

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Currículo: dúvidas e dicas

Quantos de nós já ouvimos a expressão “a primeira impressão é a que fica”? Essa é a mais pura verdade.

No momento da seleção para uma oportunidade de emprego ou estágio, o currículo é o primeiro contato com a empresa, o cartão de visita e, por esse motivo, precisa deixar a melhor impressão possível para aumentar as chances do candidato ser chamado para as outras etapas do processo seletivo.

Seguem as dúvidas mais freqüentes:

Foto – Só quando solicitada.Vagas para escritório ou cargos internos não costumam pedir foto, mas ela pode ser exigida para funções que lidam com o público. Nesse caso, a foto deve ser em traje de trabalho.

Blogs e endereços de sites de relacionamento – Páginas pessoais na web podem fazer diferença quando o candidato tem consciência de que as informações contidas nelas transmitirão uma boa imagem ou acrescentarão algo ao currículo.

Enfeites e papel colorido - O que chama a atenção no currículo são as informações colocadas de forma limpa, organizada, clara e objetiva.

Pretensão salarial - A pretensão só deve ser colocada se solicitada. Toda informação do currículo é analisada e não colocar a pretensão pode aumentar as chances de o candidato ser chamado.

Adaptar o currículo para cada vaga - O currículo deve ser o mais direcionado possível, sobretudo se souber a qual vaga de qual empresa quer se candidatar.

No item Objetivo Profissional - Se não há vaga aberta e a pessoa quer se candidatar a futuras vagas pode colocar a área de atuação ou mais de um cargo relacionado, ex: assistente de vendas e vendedor.

Ordem das experiências profissionais – Colocar em ordem decrescente é mais interessante para o selecionador saber o cargo mais recente do candidato e, caso necessite, buscará os primeiros empregos.

Carta de apresentação - A carta é sempre bem vinda. É recomendável fazer cartas personalizadas, para cada empresa. Deve ser curta e conter dados adicionais ao currículo.

Distribuição dos itens do currículo - É consenso começar com dados pessoais seguidos do objetivo. Em seguida, cite dados conforme a relevância, ex: se tem pouca experiência, pode destacar antes a formação acadêmica.

O currículo tem que ter apenas uma folha - Não há uma regra sobre a quantidade de folhas, mas o currículo deve ser o mais sucinto possível. Ele só deve ter mais de uma folha se as informações forem realmente indispensáveis.

Fonte:G1

No site http://www.meucurriculum.com/ você encontra outras dicas importantes sobre currículo.