Para quem está procurando um estágio, o início de ano é o período mais favorável para conseguir. Em média, de acordo com a Associação Brasileira de Estágios - Abres, a oferta de vagas nesse período é 20% maior que ao longo de todo o ano.
Essa sazonalidade acontece porque muitos estudantes se formam e são efetivados pelas empresas ou entram no mercado de trabalho como profissionais graduados para atuar de forma autônoma.
A maior oferta de vagas também pode ser explicada pelo bom momento econômico do País, que favorece a contratação de estagiários pelas empresas.
Ao todo, no primeiro trimestre deste ano, estão disponibilizadas cerca de 210 mil vagas, sendo 170 mil para estudantes do Ensino Superior e Superior Tecnológico e 40 mil para estudantes de Ensino Médio e Médio Técnico. Desse total de vagas em aberto em todo o País, grande parte é voltada para estudantes de Administração, Comunicação, Informática, Engenharias e Direito.
Não perca tempo
Mesmo com o mercado de estágio aquecido, os estudantes, muitas vezes, deixam para depois do início das aulas a procura pela oportunidade. Esse comportamento é um erro, pois se, por um lado, a oferta aumenta nessa época, por outro, a concorrência acaba sendo um pouco menor, favorecendo aqueles mais adiantados.
Para dá certo...
Não basta ter uma maior oferta de oportunidades e uma concorrência um pouco menor para conquistar a sua vaga de estágio. É preciso também levar em conta suas habilidades e competências para se dar bem nesse mercado competitivo.
O estudante tem que ficar atento ao seu comportamento e ter atitude e comprometimento, pois não importa o porte da empresa, é preciso avaliar a oportunidade de aprendizado.
Entre as principais características para se dar bem num processo seletivo estão uma boa base acadêmica, inglês e informática. Se o candidato já participou de empresa júnior, realizou trabalho voluntário, intercâmbio e pesquisa acadêmica, essas experiências devem ser mencionadas, pois fazem toda diferença.
E, na hora da escolha, fique de olho no que é possível aprender com essa experiência. O importante é verificar se as atividades que você realizará no estágio são compatíveis com aquilo que você estuda. Não fique preso ao valor da bolsa-estágio, mas à oportunidade de carreira que a empresa está oferecendo.
Fonte: InfoMoney