Busca

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O mercado de trabalho para profissionais com mais de 40 anos

Viviane Macedo

Agressividade, disputa, concorrência. Essas são algumas das palavras que nos fazem lembrar e descrevem com precisão o mercado de trabalho. Com o atual cenário, manter-se atualizado é de extrema importância e pode ser um diferencial na decisão final do recrutador: quem será o escolhido para preencher a vaga.

Mas, para alguns profissionais, as dificuldades são ainda maiores. Além de se preocuparem com o que já é comum, precisam ainda enfrentar mais um problema no caminho: a resistência à contratação pela idade.

Apesar da incoerência, o mercado de trabalho se mostra, na maioria dos casos, muito fechado para profissionais seniores, que, na verdade, têm muita experiência e vivência de mercado - o que deveria fazê-los mais disputados. "Muitas empresas acabam substituindo profissionais mais velhos, de cargos relativamente altos, por jovens profissionais, que ela mesma capacita para assumir a posição", afirma Glaucia Santos, consultora de Recursos Humanos da Catho Online.

O OPOSTO

Mas o contrário também acontece. Muitas empresas, quando precisam contratar funcionários para cargos que exigem mais experiência e vivência anterior na posição, vão em busca de profissionais veteranos, que consigam desenvolver as funções com mais agilidade e precisão - o que não ocorreria com tanta fluência se um jovem com pouca vivência assumisse o trabalho.

"O mercado pede pessoas qualificadas para cargos estratégicos e, muitas vezes, não encontra jovens totalmente preparados para exercer essas funções. Isso faz com que as empresas passem a procurar profissionais mais velhos, mais experientes", afirma Carlos Andreu Ortiz, vice-presidente do Sindicado dos Aposentados de São Paulo.

Segundo Glaucia, se o profissional com mais de 40 anos tem um cargo considerado baixo para sua idade, como de assistente ou analista, por exemplo, ele encontrará mais dificuldades para se posicionar no mercado, pois estará em busca de uma vaga já destinada para um profissional mais jovem. Agora, se esse profissional tem um cargo de coordenação ou de gerência, terá muito mais chances de conseguir uma boa oportunidade no mercado.

FLEXIBILIDADE É ESSENCIAL

O que prejudica muito o profissional mais velho é a falta de flexibilidade. Grande parte deles tem certa resistência em aceitar as propostas dadas pelo mercado. Com muitos anos de experiência, geralmente eles têm um alto salário e querem conseguir uma recolocação com remuneração igual ou superior. Mas isso deve ser repensado. "Como já há dificuldades pela questão da idade, o profissional tem de ser mais flexível com a remuneração. Isso não significa que ele tenha de aceitar qualquer proposta, mas precisa ter uma flexibilidade maior para aumentar as chances de se recolocar no mercado", explica a consultora.

O contrário também pode ser um erro. Glaucia alerta que o profissional não deve ir ao mercado em busca de uma oportunidade colocando como objetivo um cargo menor do que ele tem. Muitos, devido às dificuldades enfrentadas, acham que essa é a solução. Mas, para a consultora, esse pode ser um motivo a mais para o mercado não aceitar o profissional.

"Muitos profissionais se lançam ao mercado em busca de cargos menores. Acontece que a empresa contratante dificilmente vai chamar para uma vaga um profissional com muito mais gabarito do que, de fato, a posição necessita, pois ela sabe que a qualquer momento ele pode desistir do emprego. Para a empresa, essa rotatividade não é vantajosa."

DICAS PARA AUMENTAR A EMPREGABILIDADE

A consultora de Recursos Humanos Glaucia Santos, dá algumas dicas para que profissionais mais experientes consigam aumentar suas chances de retorno ao mercado de trabalho:
Recolha boas referencias das empresas em que atuou;
Faça uma boa carta de apresentação;
Divulgue para os colegas da área que está disponível para uma oportunidade;
Encaminhe seu currículo com uma carta de apresentação para as empresas, estando elas com vagas abertas ou não.