Busca

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Oportunidade em alta no comércio

O fim de ano já está batendo na porta do profissional que busca um novo emprego. Mas se você pensa que estamos falando em vagas temporárias para profissionais formados, está ligeiramente enganado. É nessa época do ano, entre o fim de outubro e meados de dezembro, que o comércio também amplia suas contratações de estagiários. Estudantes do curso de Administração ou que envolvam relações humanas saem na frente nas seleções. De acordo com informações do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE), este momento do ano representa um incremento de 20,05% das oportunidades de estágio nas áreas de comércio e vendas.
Ainda de acordo com o CIEE-PE, os números do ano passado podem ajudar a compreender este quadro de oportunidades. Segundo a instituição, a média de contratações do setor de comércio e vendas era de 305 por mês no primeiro semestre de 2010. O número foi logo ampliado no segundo semestre, aonde a média chegou a 361. Para a consultora e sócia da Busccar, Germana Jácome, este é o momento ideal dos estudantes saírem em busca de novas oportunidades.
“Sempre é bom ter um currículo pronto e procurar referências no mercado. Ou seja, alguém que já trabalha em alguma empresa para realizar os primeiros contatos, aconselha a consultora. Germana enfatiza que o importante é não ficar parado. “Estar em casa não vai resolver muita coisa, correto? Por isso, também importante deixar o currículo nas agências de emprego e estágio’. “Lá, o universitário deverá ter um bom encaminhamento para o mercado”, frisa.
Outro conselho da consultora é procurar pessoalmente as lojas, seja no centro do comércio do Recife ou mesmo em shoppings centers. “Isso mostra o interesse do candidato em procurar uma nova oportunidade. Além disso, é o primeiro contato pessoal dele com a loja”, diz Germana, argumentando que em alguns casos é importante conhecer o perfil da empresa desejada. “Procure conhecer um pouco a empresa e não tenha vergonha de deixar o currículo”, garante.

Fonte: CIEE-PE na imprensa (23.10.2011) - Diário de Pernambuco