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sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Seção: O que fazer...

O candidato usa aparelho auditivo e se comunica bem, tem muita experiência como profissional e a deficiência não atrapalha em nada seu desempenho. Só que, na maioria das vezes, ele tem o currículo selecionado e, quando vai fazer a entrevista, é barrado. O que fazer para que o currículo ajude a evitar esse constrangimento? Como fazer o currículo de um portador de deficiência auditiva?

O currículo precisa ser objetivo, ou seja, deve conter as informações mais importantes sobre o candidato. É fundamental colocar qual é a deficiência. Ressalte as suas competências e o seu potencial tanto no currículo quanto na entrevista. Seja claro e enfatize que essa diferença não vai atrapalhar em nada no seu desempenho.

Também não há a necessidade de colocar toda a trajetória profissional. Caso a pessoa já esteja no mercado há muito tempo, recomenda-se que as três últimas empresas sejam citadas, a não ser que a vaga a qual está se candidatando exija alguma experiência que você possui e está em uma vivência profissional mais antiga.

Em relação à escolaridade, aponte as mais recentes. Por exemplo, se você está cursando o superior, não há necessidade de colocar formação em ensino médio, porque já fica implícito no currículo.

Fernanda Melo, supervisora de recrutamento e seleção da Avape (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais).


Fonte: UOL