Busca

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Comunicação assertiva: um dos caminhos para o fim da violência

Por Antonia Braz

A comunicação assertiva requer mudanças de hábitos, cultura e comportamento, pois por meio da comunicação, seja ela verbal ou não verbal, é que nos conectamos com o outro. Dependendo da maneira como nos expressamos, podemos ferir, magoar, humilhar, menosprezar ou diminuir uma pessoa.
A Comunicação assertiva significa emitir uma mensagem seguindo um objetivo, com coerência entre pensamentos, sentimentos e atitudes, ou seja, de forma equilibrada não sendo passivo e nem agressivo com outro.
Podemos minimizar ou até eliminar a violência no mundo se aprendermos a nos comunicar de forma assertiva ou utilizando o método da Comunicação Não Violenta desenvolvida por Marshall Rosemberg, psicólogo americano. Este método nos ensina técnicas de comunicação onde eliminaremos os conflitos e a violência desde que, para isto, seguirmos alguns passos:
1- Analisar o fato verdadeiro ao invés de julgar e rotular as pessoas;
2- Demonstrar sentimentos ao invés de ficar magoado;
3- Falar de sua necessidade;
4- Fazer o pedido da sua necessidade, pois, para Marshall Rosemberg toda violência é oriunda de uma necessidade não atendida.
Como poderíamos colocar este método na prática. Ex.: “Meu marido não esta me dando atenção. Antes de brigar ou fazer julgamento, eu preciso constatar o que está acontecendo e em uma comunicação assertiva e não violenta.
Este seria o diálogo assertivo: “Tenho percebido que você não tem me dado muita atenção ultimamente e isto me deixa muito triste, pois, tenho necessidade da sua atenção porque ela é muito importante para mim. Gostaria de te fazer um pedido quando você estiver muito ocupado. Me avise para que eu possa entender que você não poderá me dar muita atenção”.
Se a humanidade se educar utilizando as técnicas da comunicação não violenta em suas relações com certeza vamos eliminar a violência e o Bullyng no mundo através de uma comunicação assertiva.