Busca

sexta-feira, 30 de março de 2012

Pergunte ao headhunter: piercing e tatuagem pesam contra?

Mariana Fonseca
Já foi o tempo em que piercing e tatuagem simbolizavam bizarrice ou rebeldia. Cada vez mais comuns, eles conquistam espaço nas cabeças e estilos dos jovens, que muitas vezes aderem à moda sem pensar na vida profissional e, quando procuram um lugar no mercado de trabalho, ficam sem saber o que fazer. Mas será que eles interferem na decisão do recrutador por um candidato ou outro?
É possível que sim. Tanto que Fernanda Monteiro, consultora da Cia de Talentos recomenda deixar os “enfeites” por baixo dos panos, pelo menos durante a entrevista de emprego. “Evite usar o piercing. No caso das tatuagens, coloque roupas que cubram a região do desenho”, diz ela.
A dica é, ainda durante a entrevista, tentar descobrir se a empresa dona da vaga tem alguma política em relação aos adornos. “O candidato pode informar que tem piercing ou tatuagem e perguntar ao recrutador se há alguma restrição na companhia”, diz ela. Se a resposta for positiva, sinceridade é fundamental. “Se for contratado, não será possível esconder o tempo inteiro que você tem um piercing ou uma tatuagem.”
Segundo a consultora, os profissionais que lidam diretamente com o público geralmente não podem usar desses acessórios. “Os setores Financeiro, Jurídico e de Saúde consideram dispensáveis piercing, tatuagem, alargadores, entre outros itens.”
Claro que ninguém perde uma vaga ou é mandado embora apenas por conta dos adereços. Se a empresa não for adepta a eles, é provável que peça ao candidato para retirá-los. Nessa hora, é preciso pesar o que é mais vantajoso: usar os adereços em qualquer ocasião ou agarrar aquela oportunidade profissional.
Pense antes de fazer – Para quem está tentado a entrar nessa moda, a recomendação é pensar – muito – antes de tomar a decisão final. Se for colocar um piercing, faça isso sabendo talvez seja preciso abrir mão dele para conseguir uma vaga de emprego. No caso das tatuagens, é preciso ter mais cautela ainda, já que para apagar o desenho será preciso investir dinheiro e tempo, sem garantia de que ele será devidamente removido.  “A pessoa também deve escolher muito bem o local da tatuagem porque, nas partes mais chamativas, não será possível escondê-la com a roupa”, diz a consultora.