Busca

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Executivos de RH dizem quem é o jovem profissional dos seus sonhos

Fernanda Bottoni

No Conexão 4x4, Sofia Esteves, presidente da DMRH/Cia de Talentos e mediadora do evento, perguntou qual é o jovem profissional dos sonhos das grandes empresas. O resultado? Um perfil quase de super-herói, mas humilde e sempre disposto a aprender.
Carla Barreto, diretora de Programa de Pessoas e Organização da Odebrecht, começou dizendo que a primeira coisa que interessa à empresa é a base de formação familiar dos candidatos. “Nossa cultura está muito baseada em valores de respeito às pessoas, humildade e espírito para servir e a gente aprende isso em casa. Não tenham dúvida de que esse é o primeiro olhar que a gente tem sobre vocês na Odebrecht.”
Para ela, a ansiedade, que ela prefere chamar e inquietude, é o grande trunfo dos jovens. “Ela traz uma contribuição positiva, mas precisa ser associada à humildade e à capacidade de ouvir.”
Marcelo Luís Orticelli, diretor de Cultura e Gente do Itaú-Unibanco, diz que o banco procura jovens que deem 100% de si em tudo o que fazem, seja qual for o seu objetivo. “Procuramos jovens que tenham um sonho, uma ambição, que não precisa ser dinheiro, é aquele brilho de buscar alguma coisa”, diz ele. Para ser o jovem dos sonhos do Itaú é preciso ter capacidade de realização e de relacionamento. “Somos um mundo de pessoas e uma empresa que presta serviços a pessoas”, diz ele. Também é preciso ter valores como humildade, respeito e ousadia. “Queremos pessoas que transformem, que não estejam satisfeitas com o que enxergam e que não virem as costas para o que ainda não está bom.”
Cíntia Magno, gerente-geral de Processos de RH da Vale, busca um jovem que se adapte rapidamente a mudanças e diferentes contextos. “Temos dois business na Vale, mineração e mudança”, diz ela. Por isso a empresa busca pessoas dispostas a questionar a situação e que tenham mobilidade para ir onde o minério está. “Não achamos minério em Paris, né?”, diz ela.
Por fim, Andrea Vernacci, gerente de recrutamento e seleção da Natura, completa o perfil do jovem ideal: “Buscamos pessoas com capacidade de entrega e de relacionamento. As duas características têm de andar juntas.”
 O Conexão 4x4 é um evento realizado pelo ClickCarreira que reúne executivos e jovens profissionais para discutir vida profissional e mercado de trabalho.