Busca

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Quais são as características do profissional de sucesso

Mariana Fonseca

“Pessoas de atitude fazem o que gostam”, foi assim que o advogado e empresário Tiago Aguiar começou a palestra no primeiro dia da Feira do Estudante. Ele, que ficou conhecido por ter conquistado a sociedade com o publicitário Roberto Justus ao vencer o programa Aprendiz 4 – O Sócio, incentivou os jovens da platéia a buscar a realização profissional. “Muito mais do que ganhar dinheiro, você deve exercer uma profissão que lhe dê prazer”, diz.
Tiago montou seu próprio escritório ao sair da faculdade, cinco anos depois estava trabalhando nas Nações Unidas em Nova York pelo Internship Programme. “Com a oportunidade de ser voluntário, percebi que gostaria de trabalhar em algo que mudasse de alguma maneira a vida das pessoas”, diz ele.
Quando voltou para o Brasil, ele resolveu abrir mão da sua carreira como advogado para fazer o que realmente queria. “Conheci uma pessoa que estava lançando um produto para lavar carros sem água. Achei aquela ideia genial, pois uma lavagem de carro gasta em média 500 litros de água. Então, não pensei nem meio minuto, vendi meu escritório e abracei a causa por acreditar que aquilo iria promover soluções ambientais e sociais”.
Segundo Tiago, muitas pessoas acharam a atitude dele uma loucura, mas ele não deu ouvidos para os desestímulos e focou nos seus objetivos. “Por mais que digam que o que queria fazer não é possível ou que não vai ter lucros, persista, pois quando acreditamos num sonho, não medimos esforços para alcançá-lo”.
Não existe uma fórmula pronta para conquistar o sucesso, mas alguns comportamentos ajudam na busca pela realização profissional. “Atitude é a principal característica que alguém deve ter para correr atrás do que deseja”, afirma. Além disso, Tiago complementou que as pessoas de atitude não têm medo de sair da zona de conforto e errar. “A superação faz parte do processo de crescimento, o grande erro das pessoas é desistir no primeiro obstáculo que aparece”.
No final do bate-papo, o advogado destacou as principais características dos profissionais bem sucedidos.  “Todos tinham um sonho. E para realizá-lo tiveram ambição, motivação, foco, confiança e talento. Essas pessoas também têm facilidade para aprender coisas novas, procuram soluções para os problemas, tomam decisões e buscam pessoas para trabalhar juntos”.