Busca

quarta-feira, 31 de julho de 2013

6 segundos são suficientes para analisar currículo


Gustavo Café

Jornalista conquistou vaga com currículo em formato de vídeo.

Há alguns meses, Dawn Stiff, uma jornalista americana, ganhou um certo destaque na mídia por talvez ter feito o primeiro CV no Vine, uma rede social de vídeos de até 15 segundos. No caso de Dawn, ela fez seu próprio currículo em apenas 6 segundos.

A criação desse vídeo não é nova, mas recentemente li que ela conseguiu o tão sonhado emprego. Segundo a jornalista, não foi pelo Vine, e sim pelo famoso networking, mas ela não nega que o CV de 6 segundos ajudou a atrair atenção. Inclusive, o Vine gerou algumas entrevistas. Nesse vídeo, Dawn se define como “jornalista, estrategista, gerente e Jedi do deadline”, sempre com bom humor e um objeto para representar cada habilidade.

Fiquei pensando nesse exercício de síntese para o currículo. Não muito raro, encontro CVs que estão mais para biografias, de tão longos, e totalmente sem foco. Tudo bem, é compreensível por um lado, já que resumir tudo aquilo que fizemos ou fazemos em duas páginas é bem difícil. Aqui, vale lembrar também de outro erro clássico: enviar o mesmo modelo de currículo para todas as empresas. Não adianta, você vai precisar pensar em tudo que já fez de mais interessante para aquela vaga em específico e focar nesse conteúdo.

Então, sugiro essa brincadeira para quando fizer seu currículo: e se você tivesse de se vender em 6 segundos para aquela vaga dos sonhos? O que diria? Como se descreveria? Quais de todas as suas habilidades seriam estratégicas para aquele cargo? Qual experiência seria mais relevante? Acredito que essa seja uma lição legal do Vine da Dawn, pois muitas vezes, falamos tanto no currículo e acabamos não dizendo nada ao mesmo tempo.

Se ainda não tiver visto esse Vine, clique aqui! Boa sorte!