Busca

terça-feira, 23 de julho de 2013

Especialista dá dicas para não estragar o estagiário


Por Manoela Costa

Quem contrata estagiário tem responsabilidade pelo desenvolvimento deles, afirma Manoela Costa, 29, gerente da consultoria Page Talent, especialista no recrutamento de estudantes.
Manoela Costa é gerente de uma consultoria de recursos humanos

"O gestor precisa investir tempo nisso, estar próximo e dar retornos de modo regular sobre o desempenho. É bom traçar caminhos para eles."

Ela dá dicas para que um líder não "estrague" um estagiário. Veja as dicas abaixo.

SEJA TRANSPARENTE

É preciso deixar claro quais são as reais possibilidades de contratação: seja pela quantidade de vagas na empresa, seja pelo desempenho dele. Permita que ele programe o futuro.

DIMENSIONE A VAGA

Não adianta pedir que o candidato fale inglês e espanhol e tenha morado no exterior se ele só for ficar à frente do computador. Escolher o aluno errado vai fazer com que ele se desmotive.

DEIXE QUE ELE CRIE

Para estimulá-lo a contribuir com ideias, responsabilize-o por um projeto que não seja prioridade da empresa, com prazo de entrega. Muitas vezes, eles apresentam soluções que não haviam sido cogitadas.

CUIDADO COM O 'REIZINHO'

O estagiário hoje já não topa fazer qualquer coisa. Eles têm malícia de dizer ao chefe que não aceitam uma determinada tarefa. Para que eles se desenvolvam, é preciso estipular atividades adequadas.