Rita Trevisan e Suzel
Tunes
Diante de uma pergunta embaraçosa, feita à queima-roupa, a tentação de mentir é grande: um estudo publicado em 2012, na revista científica Psychological Science, revela que, sob pressão, as pessoas mentem mais. "Quando a situação exige uma resposta rápida, instintivamente, as pessoas tendem a se proteger, ainda que, para isso, abram mão da postura ética e mintam", diz o psicólogo Shaul Shalvi, da Universidade de Amsterdam, em sua pesquisa.
Porém, esse é, sem dúvida alguma, o pior desfecho para o episódio, segundo afirmam os especialistas em gestão de recursos humanos e comunicação no ambiente de trabalho. Afinal, mais cedo ou mais tarde, a verdade aparece. "É mais complicado ainda se o gestor for surpreendido por uma informação que ele já deveria ter", diz o psicólogo Rafael Chiuzi, especialista em psicologia do trabalho e coordenador do curso de Gestão de RH da Universidade Metodista de São Paulo.
Mas é claro que a verdade precisa ser dita com bom senso. "Sempre que possível, seja objetivo na resposta, apresentando dados e fatos em vez de opiniões ou julgamentos pessoais", diz a jornalista Karen Gimenez, especialista em comunicação empresarial da CCS Consultoria - Coaching, Comunicação e Sustentabilidade.
A seguir, confira algumas orientações que poderão ajudá-lo a responder às perguntas incômodas do seu superior. Assim, se for pego de surpresa por ele, você saberá sair da situação numa boa, sem arranhar sua imagem com o chefe ou com o restante da equipe.
Se
a pergunta for...
1. Sobre a
competência de um colega: a relações-públicas Cristina Camargo, professora da
escola de negócios BSP (Business School São Paulo), aconselha a responder
apenas se o trabalho do colega tiver vínculo direto com o seu. Nesse caso,
mencione as qualidades e, caso haja algum aspecto da atuação do colega que
esteja atrapalhando o seu próprio desempenho, comente que existem alguns pontos
nos quais ele poderia se desenvolver mais. "Se não houver interação, diga
simplesmente que não tem elementos para avaliá-lo", diz a professora.
2. Sobre um assunto
do qual você nunca ouviu falar: é mais seguro dizer a verdade do que
fazer um comentário inapropriado sobre o que não sabe. Mas evite se expor,
conforme aconselha o psicólogo e professor Rafael Chiuzi: "Em vez de dizer
que não sabe nada sobre o assunto, diga que não conhece o tema em profundidade,
mas que está interessado em aprender. Você pode sugerir, ainda, que voltem a
conversar novamente sobre o assunto, depois que se informar melhor".
3. Sobre a sua
disponibilidade para trabalhar até mais tarde quando tem um compromisso
inadiável (seu aniversário, por exemplo): mesmo que o seu motivo para dizer "não"
seja justo, é bom saber que uma recusa pura e simples poderá ser vista como
falta de comprometimento. Assim, é importante não apenas se justificar –sem
entrar em muitos detalhes–, mas, principalmente, sugerir outra data ou horário
para resolverem o que está pendente. "Diga que tem um compromisso
envolvendo outras pessoas e busque uma alternativa para atender à demanda de
trabalho. Negocie, seu chefe dificilmente se mostrará resistente se você souber
expor os fatos", diz Cristina.
4. Sobre a
pontualidade de um colega: "Esse é o tipo de pergunta que
demonstra falhas na gestão da empresa", afirma Karen Gimenez. Para quem
responde, o risco é cometer uma injustiça contra o colega que pode,
eventualmente, ter enfrentado algum problema para chegar no horário, em um
determinado dia da semana. E, na dúvida, o melhor é desconversar.
"Responda que pode dizer ao certo a hora em que você foi procurado pelo
colega para falar sobre alguma questão de trabalho, mas que não tem como saber
a hora em que a pessoa chegou à empresa", sugere Cristina.
5. Sobre o seu relacionamento com um colega de trabalho: algumas empresas não aprovam o namoro entre colegas. Mas como nem sempre é possível ter controle sobre esse tipo de situação, é preferível dizer logo a verdade. E o quanto antes, para que o superior não fique sabendo da história por terceiros. No caso de um relacionamento que ainda está no início, vale dizer que é cedo para responder à pergunta com exatidão. E mais: tão importante quanto manter a transparência é adotar uma atitude profissional, sempre. Isso significa que o seu relacionamento pessoal não deve ser omitido, mas também não precisa ser exposto nem interferir na rotina do trabalho.
6. Sobre a sua satisfação com o salário: não diga que está feliz se não estiver. Por outro lado, resista à tentação de pedir um aumento só por pedir. Procure demonstrar, com fatos, que o seu trabalho tem qualidade e, por isso, merece ser bem remunerado. "Se você sabe que a empresa tem uma política de corte aos salários mais altos, o seu discurso deve justificar o seu salário", afirma Chiuzi.
5. Sobre o seu relacionamento com um colega de trabalho: algumas empresas não aprovam o namoro entre colegas. Mas como nem sempre é possível ter controle sobre esse tipo de situação, é preferível dizer logo a verdade. E o quanto antes, para que o superior não fique sabendo da história por terceiros. No caso de um relacionamento que ainda está no início, vale dizer que é cedo para responder à pergunta com exatidão. E mais: tão importante quanto manter a transparência é adotar uma atitude profissional, sempre. Isso significa que o seu relacionamento pessoal não deve ser omitido, mas também não precisa ser exposto nem interferir na rotina do trabalho.
6. Sobre a sua satisfação com o salário: não diga que está feliz se não estiver. Por outro lado, resista à tentação de pedir um aumento só por pedir. Procure demonstrar, com fatos, que o seu trabalho tem qualidade e, por isso, merece ser bem remunerado. "Se você sabe que a empresa tem uma política de corte aos salários mais altos, o seu discurso deve justificar o seu salário", afirma Chiuzi.
7. Sobre a sua
empresa anterior: você pode citar alguns exemplos de
experiências vividas no antigo emprego, até mesmo para justificar algumas das
decisões que está tomando hoje. Porém, não se sinta obrigado a dar informações
sigilosas, ainda mais se as empresas forem concorrentes. E acredite: insistir
nessa postura ética não o fará perder pontos. Ao contrário, ela demonstrará ao
seu gestor que você é uma pessoa de confiança que, no futuro, também não
passará adiante os dados estratégicos da companhia atual. "Com delicadeza,
diga apenas que não se sente à vontade para fazer comentários sobre o seu
antigo emprego", diz Cristina. Para bom entendedor, isso bastará para
evitar futuras especulações.
Fonte: UOL