Busca

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Como falar dos seus defeitos em uma entrevista de emprego



A pergunta que pode fazer a maioria dos candidatos gaguejar na hora da resposta pode ser a sua grande vantagem para conseguir a vaga de emprego e conquistar o recrutador

Crédito: Shutterstock.com
A chave para que você saiba como proceder é ser estratégico e confiante, já que ninguém é perfeito
 
Tudo está indo bem durante a entrevista de emprego. O recrutador parece satisfeito com suas respostas e você está confiante de que todas as horas de preparação e esforço começarão a valer à pena. Já consegue se visualizar na empresa e procura identificar qual seriam suas primeiras tarefas. Tudo está correndo bem. Até que aquela pergunta é feita. A pergunta que assusta muitos, talvez a maioria dos candidatos: "Qual é seu maior defeito?". Na tentativa de desviar a atenção de suas falhas, muitos optam pelo lugar-comum do “sou muito perfeccionista”. Mas você sabe que essa resposta não agrada nenhum entrevistador e, na realidade, não diz aquilo que ele realmente gostaria de saber.
 
Ninguém melhor para responder essa questão do que você mesmo. A chave para que você saiba como proceder quando algo do tipo surge durante o processo seletivo é ser estratégico e confiante, já que ninguém é perfeito. A honestidade será sua melhor ferramenta e irá mostrar tanto para o recrutador como para você mesmo que não há o que temer.
 
Imagine que a vaga está aberta para designers e você atinge todos os pré-requisitos que a empresa solicita. Mesmo sabendo que suas capacidades são aquilo que o entrevistador procura, você não sabe o que ou como falar sobre suas fraquezas, pois tem medo de passar a impressão errada sobre seu perfil. A sua fraqueza está em trabalhar com números, por exemplo. Você realmente fica perdido durante uma reunião sobre orçamentos. Acontece, porém, que você não está sendo contratado para trabalhar com finanças, mas sim pelo seu potencial como designer.
 
Entender esse exemplo é essencial para que você consiga responder a essa questão durante uma entrevista. Dê ao entrevistador um defeito seu que não irá comprometer sua candidatura ao emprego, muito menos o trabalho que irá realizar se for contratado.