Bárbara Stefanelli
Em um mundo
cada vez mais conectado, a linha entre a vida pessoal e profissional fica cada
vez mais tênue. Segundo números do Ibope Nielsen Online, das 63,5 milhões
pessoas com acesso à internet, 48 milhões são usuários ativos em casa ou no
trabalho. Outra pesquisa, lançada no começo de janeiro, mostra que o Brasil já
é o quarto país do mundo a ter mais perfis no Facebook e, quando se trata de
Twitter, ocupamos a terceira posição.
Não queime o seu filme na web e saiba como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira |
Inevitavelmente,
entre tantos amigos dessas e outras redes, muitos são colegas de trabalho e, se
você não quiser queimar o seu filme na web e nem no seu emprego, o cuidado com
os posts deve ser constante-ainda mais se você trabalhar em áreas que
envolvam o uso frequente da internet.
Segundo Ana
Luiza Mano, consultora de RH e integrante do NPPI (Núcleo de Pesquisa da
Psicologia em Informática da PUC-SP), as redes sociais podem ter peso decisivo
na hora da contratação de um funcionário. "Seleções têm várias etapas, uma
delas é identificar o comportamento do candidato nas redes sociais. Uma vez,
organizei uma seleção em que 100 pessoas concorriam a uma vaga e só um deles
tinha LinkedIn [rede social específica para contatos profissionais]. Claro que
ele acabou saindo na frente", conta a especialista.
Alguns chefes
costumam ficar de olho no perfil de seus empregados. Por isso, é importante
procurar saber qual é a política de uso das redes sociais da empresa em que
você trabalha. Para Ana Luiza, se o profissional procura usar a rede social a
seu favor, também é essencial pensar muito bem no teor de seus posts.
"Fale algo que seja relevante. Por isso, é necessário refletir antes de
postar. O que você posta não é mais seu, é de todo mundo. E por mais que você
bloqueie o seu perfil ou coloque filtros, alguém pode invadi-lo e ver o seu
histórico."
Segundo Ana
Luiza, pega bem fazer uma autopromoção, discretamente, em páginas pessoais.
Assim, o profissional se sai bem com a chefia ou atrai a atenção de
profissionais da área. Outra dica dela é mentalizar que, a partir do momento
que se é funcionário de algum lugar, o profissional passa a representar o
empregador. "Já vi casos de pessoas que foram demitidas por falarem coisas
que não condizem com a empresa ou elogiarem um concorrente", explica.
Relevância das redes
Apesar da
crescente importância das redes sociais para o profissional, as páginas não
fazem milagres e boa apresentação e currículo continuam sendo indispensáveis.
Portanto, não é necessário se preocupar
demasiadamente com o seu desempenho nas redes; aja naturalmente e saiba
o que está acontecendo nas páginas pessoais do momento. Segundo Carolina
Stilhano, gerente de Comunicação da Catho Online, o rendimento nas entrevistas
é a característica mais relevante na hora de conseguir um emprego.
A
representante do site de empregos brasileiro também afirma que "as redes
sociais na carreira ainda não são tão impactantes no Brasil" e, de acordo
com a pesquisa "A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos
Brasileiros 2011" --realizada pela empresa no ano passado, em território
nacional--, as redes sociais apresentam apenas 0,2% de relevância na hora de
conquistar um emprego.
Ainda de
acordo com os dados do relatório, a cada 100 profissionais desempregados, cerca
de 28 procuram empregos em redes sociais. Na hora de divulgar as vagas, essas
páginas da web têm apenas 3% de importância, sendo a indicação de pessoas de
dentro da empresa o método mais comum na hora de comunicar a existência de um
novo posto, com 47,6%.
Apesar dos
números desanimadores, a headhunter Joyce Cerigner, da JC Consultores, destaca
a importância da atuação dos profissionais na web. "Realmente, ficamos de
olho ou colocamos algum anúncio específico para cada função nessas
páginas", afirma a consultora.
DEZ DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS A SEU
FAVOR*:
1.
Informe-se sobre as regras e políticas de uso da sua empresa para as redes
sociais durante o período de trabalho;
2. Não fale
mal do seu trabalho ou elogie empresas concorrentes nas redes sociais;
3. Poste
assuntos que sejam relevantes para seus seguidores;
4. Pense nas
consequências do seu post antes de publicá-lo;
5. Se
estiver desempregado, acompanhe perfis que divulgam vagas;
6. Mostre
que domina a rede social que está usando;
7. Coloque
no currículo o endereço de redes sociais relevantes que participa ou de blog
pessoal*;
8. Evite
dividir opiniões polêmicas, principalmente as que envolvam qualquer tipo de
preconceito;
9. Analise
qual é a importância das redes sociais na sua área de atuação e jogue com isso;
10.
Participe, também, de redes sociais que são voltadas apenas para a área
profissional.
Fontes: Ana
Luiza Mano e Carolina Stilhano
Fonte: UOLMulher