Exagerar em certas informações
Pelo
fato de muitas pessoas acharem que o LinkedIn funciona como qualquer outra rede
social e que um usuário pode compartilhar qualquer tipo de informação em seu
perfil, é comum encontrar gente que divulga informações desnecessárias sobre
sua vida dentro de seus ambientes profissionais e sociais, sem perceber o quão
desagradável está sendo. No entanto, é preciso que fique claro que certas
informações compartilhadas podem arruinar a sua reputação como pessoa e
profissional. Evite, por exemplo, postagens sobre detalhes da sua rotina,
opiniões desrespeitosas, informações falsas e reclamações sobre futilidades do
cotidiano. Isso é capaz de deturpar a sua imagem entre os seus contatos dentro
e fora da rede.
Fazer mau uso dos recursos do canal
Muitos
usuários do LinkedIn acreditam que, como a rede disponibiliza diversas
possibilidades de compartilhamento de informações, eles devem usar todos esses
recursos para se fazerem conhecidos na rede. No entanto, deixar disponíveis
tantas informações pessoais de contato no seu perfil não é uma boa ideia, pois,
além de ser desnecessário, pode pegar mal para a sua imagem e algumas pessoas
indesejáveis podem começar a entrar em contato com você.
Enviar mensagens spam
Pelo
LinkedIn é muito fácil fazer envios automáticos de mensagens promocionais e
spam para os contatos e, infelizmente, é essa estratégia que muitas empresas
adotam como forma de divulgar seus produtos e serviços. No entanto, poucas
dessas companhias sabem que essa atitude é capaz de arruinar suas reputações
entre o público, pois grande parte das pessoas não está conectada ao canal para
receber promoções de marcas e informações publicitárias e se sente muito
incomodada quando isso acontece. Portanto, por mais que a sua empresa invista
nesse tipo de estratégia, evite usar o seu perfil no LinkedIn para fazer o
disparo de mensagens spam. Isso pode prejudicar a sua imagem entre contatos
profissionais e pessoais importantes para você.
Adicionar contatos do canal à sua lista de newsletter
Muitas
pessoas pensam que o fato de alguém aceitá-lo como “amigo” no LinkedIn
significa que ele também quer entrar para a sua lista de contatos em outras
plataformas. No entanto, não há nada pior do que receber constantes e-mails
marketing e newsletters promocionais. Não use o acesso que você tem às
informações de seus contatos para fazer propaganda dos serviços e produtos
oferecidos pela empresa na qual você trabalha. Isso pode afastar muita gente da
sua conta no canal.
Redirecionar contatos ao seu blog pessoal
É bom
que o LinkedIn forneça espaço para que os usuários publiquem matérias, artigos
e textos pessoais em suas páginas. Afinal, isso possibilita que as pessoas
compartilhem suas histórias e opiniões de forma livre. Apesar disso, muita
gente ainda considera a rede social como um canal de promoção e reconhecimento
para divulgar suas marcas pessoais. Com isso, elas passaram a redirecionar suas
postagens no canal para seus sites e blogs, sem perceber que a própria
plataforma pode ser o meio ideal para atrair leitores e novos contatos. Se você
está em busca de audiência, considere o LinkedIn como um espaço para fazer as
suas publicações, sem precisar redirecionar os usuários às suas outras páginas.
Isso requer um esforço a mais das pessoas e elas, raramente, estão dispostas a
abrir várias páginas para ler posts de conteúdo pessoal.
Enviar muitos convites de conexão
No
LinkedIn, ao convidar alguém para fazer parte da sua rede profissional é
preciso enviar convites de conexão e, a partir disso, tornar determinado
usuário um “contato de primeiro grau”, que terá acesso aos seus dados pessoais.
O que muita gente não sabe, no entanto, é que fazer muitos pedidos de conexão é
algo que pode incomodar os usuários do canal, já que a maior parte das pessoas
não possui interesse em se conectar com indivíduos que elas não conhecem e, nem
sequer, confiam. Não saia enviando convites de conexão para qualquer um. Além
de inadequado, isso pode não ser seguro.
Não prestar atenção nas introduções em pedidos de amizade
Não se
atentar às apresentações de determinado usuário antes de aceitá-lo em sua rede
de contatos acontece com frequência entre os membros do LinkedIn, sem que eles
se deem conta da dor de cabeça que isso pode gerar à curto e longo prazos. Isso
porque muitas pessoas se apresentam de forma falsa em seus perfis e, se você
não prestar atenção no tipo de contato que aceita como “amigo”, pode acabar
fornecendo suas informações pessoais a indivíduos que você mal conhece.
Esquecer do real objetivo do canal
Como
já dito, o LinkedIn existe para conectar pessoas e ajudar seus integrantes a
expandirem suas redes de contatos profissionais e pessoais. Mas, aparentemente,
muitos usuários usam a ferramenta para promover suas marcas corporativas e se
tornarem conhecidas no mercado.Saiba, no entanto, que usar o espaço de uma
comunidade virtual para interagir com o público a partir de interesses
individuais e empresariais não é bem visto por muitas pessoas e pode prejudicar
a sua imagem de profissional responsável entre elas. Portanto, cuidado para não
confundir as coisas e esquecer qual é o real objetivo do canal.
Fonte:
Forbes Brasil