Sílvio Celestino
Quando o profissional ignora o que acontece no mercado,
acaba por ser surpreendido. A solução está em olhar para três mercados que
ditam o futuro de nossa carreira.
Para não ser surpreendido o profissional deve olhar para três mercados fundamentais, e que ditam o futuro de nossa carreira | Crédito: Pixabay |
Um parlamentar se queixava de que Michel Temer, ao assumir
como presidente em exercício, estava dando uma atenção exagerada aos mercados.
Ainda bem! Não apenas o governo, mas também você, para ser bem-sucedido em sua
carreira, precisa dar toda a atenção possível a ele.
Quando o profissional ignora o que acontece no mercado,
acaba por ser surpreendido pela demissão. É nesse momento que perde o chão,
sente-se frustrado e teme o futuro. A solução está em olhar para três mercados
fundamentais, e que ditam o futuro de nossa carreira.
O primeiro mercado com que todo profissional deve se
preocupar é aquele no qual está a empresa onde trabalha. Como estão os
concorrentes? Como está a demanda? Quais as previsões de vendas, market share e
investimentos dos clientes que demandam os produtos e serviços da empresa? O
profissional deve estar atento a qualquer notícia sobre isso e seus efeitos nas
vendas da empresa.
O segundo mercado é aquele formado pelas pessoas que
contratam você. Afinal, é o gerente que contrata o coordenador, e são os
diretores que contratam os gerentes. Se na sua rede de relacionamentos não há
pessoas que estejam um ou dois níveis acima do seu cargo atual, você não terá
uma base de vendas sólida para sua carreira. Nesse caso, participe de mais
eventos do seu setor, exponha-se mais e ouça palestras de gestores que possam
conhecê-lo e interessar-se por sua trajetória. Escreva artigos e publique um
blog para mostrar seus conhecimentos.
E, finalmente, o terceiro mercado é formado por outros
profissionais que estão na mesma carreira que a sua. Você está atualizado? Como
pretende conhecer o que existe de mais novo em sua profissão? Minha sugestão é
conectar-se aos principais centros de excelência em sua profissão e acompanhar
de perto tudo que eles geram de conhecimento e tendências.
Acompanhar o que acontece nos mercados relevantes para seu
sucesso é uma ação permanente. Não espere orientação ou auxílio da empresa para
fazer isso. Seja proativo. Não deixe que as notícias sejam apenas
entretenimento, use-as para saber mais sobre o que esperar do futuro de sua
carreira.
*Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching.
Fonte: Você S.A.