Especialistas dão dicas para evitar o
"embromation"
Por Marcelo Barros e Alberto Costa*
Dominando o inglês: confira dicas para evitar o “embromation” durante o processo seletivo | Crédito: Pexels |
O conhecimento da língua inglesa é frequentemente utilizado
pelos empregadores como um fator decisivo para a escolha dos candidatos a vagas
de emprego. Para verificar o domínio do idioma, os recrutadores analisam desde
o currículo recebido – observando o nível de conhecimento declarado e o método
de aprendizado utilizado –, até a desenvoltura da pessoa em testes escritos e
orais, a fim de medir a real capacidade de comunicação em inglês. Quem tem o
objetivo de conquistar essas oportunidades precisa estar atento para não
cometer gafes na hora de comprovar a aptidão. Para evitar que isso aconteça,
veja quatro dicas para evitar o “embromation” durante o processo seletivo:
1.Estude possíveis
temas da entrevista
Ler materiais em inglês sobre os assuntos que poderão ser
abordados no dia da entrevista é uma ótima forma para você se familiarizar ou
relembrar termos específicos. Pratique escrevendo redações que estimulem a
argumentação e a familiarização com o vocabulário. Uma dica é usar recursos
online como o Write&Improve
(www.cambridgeenglish.org/learning-english/free-resources/write-and-improve).
Nele, a pessoa escolhe um tema, escreve seu texto e envia para um sistema que
retorna em segundos com um feedback do que pode ser melhorado em termos de
gramática e vocabulário. Assim, o nervosismo diminui e as chances de sucesso no
momento de pressão são maiores.
2.Não se esqueça da
pronúncia
Praticar a conversação em torno desses assuntos também é
fundamental para evitar deslizes e facilitar a comunicação na hora da
entrevista. Para isso, além de treinar com músicas e filmes em inglês, busque
vídeos na internet que explorem os potenciais temas que serão abordados e
preste atenção em como os termos novos são pronunciados. Se surgir dúvida, uma
boa dica é consultar a opção de áudio do Google Tradutor
(https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR) . Lembre-se que a boa pronúncia
começa, antes de tudo, no ouvido, e se você nunca escutou alguém falando uma
determinada palavra, dificilmente vai aprender a pronunciá-la apenas com a
leitura.
3.Tenha uma
certificação internacional (e declare isso no currículo)
Os exames de certificação internacional de proficiência são
desenvolvidos com base em padrões internacionais de habilidades e comprovam, de
maneira isenta, que a pessoa certificada está apta a se comunicar no nível
testado e que não faltará base para as atividades do dia a dia. Justamente por
facilitar a seleção dos candidatos mais bem preparados no idioma, eles são
muito bem vistos pela maioria das empresas nacionais e multinacionais. Ter uma
certificação torna-se especialmente interessante em tempos de crise, quando as
vagas estão mais disputadas e os gestores buscam fazer contratações cada vez
mais assertivas.
4.Avalie o seu
desempenho após a entrevista
Depois da entrevista, analise as zonas de desconforto e as
dificuldades sentidas durante todo o processo – talvez o examinador tenha até
mesmo pontuado questões que não estavam claras ou que podem ser melhoradas no
currículo. Conhecendo os pontos de melhoria, é possível investir mais tempo
para desenvolvê-los, seja em casa ou em sala de aula com o auxílio do
professor, por exemplo. Isso contribui para que você esteja cada vez mais
preparado para as próximas oportunidades.
*Marcelo Barros é diretor de Educação da rede de escolas de
idiomas CNA, e Alberto Costa é Senior Assessment Manager de Cambridge English
no Brasil (departamento da Universidade de Cambridge dedicado à certificação
internacional de inglês).
Fonte: Você S.A.