Alinhar
suas habilidades comportamentais às expectativas do recrutador, do gestor e da
companhia é fundamental para o sucesso da entrevista e da carreira
Camila
Devechi*
Alinhar expectativas com a empresa desde a hora da contratação é fundamental para o sucesso profissional |Crédito: Pixabay |
Não há dúvidas de
que o conhecimento técnico é essencial para o avanço em qualquer carreira.
Porém, o sucesso dos profissionais, seja na contratação ou em qualquer momento
da vida profissional, está cada vez mais relacionado ao alinhamento de suas
habilidades comportamentais às expectativas do recrutador, do gestor e da
companhia em questão. Reuni aqui alguns dos conselhos que costumo oferecer aos
candidatos que entrevisto. Acredito que eles possam ser úteis para aqueles que
buscam o primeiro emprego, desejam se recolocar ou querem se movimentar no
mercado. Confira:
1. Tenha um
discurso coerente - Antes de entrar na sala de entrevista, tenha em mente os motivos
relevantes que o fazem desejar a vaga em questão. Quanto mais claro, objetivo e
coerente for o seu discurso, maiores serão as chances de a empresa querer te
conhecer e avançar com você no processo.
2. Tenha em mente
suas realizações – Muitas empresas requerem experiência prévia na
função, então, é importante que o candidato mencione na entrevista os
resultados obtidos por ele para as empresas por onde passou e de que maneira
essa experiência pode agregar para a nova oportunidade.
3. Preserve a
imagem dos antigos empregadores - Nunca fale mal de seus gestores
e empresa atual. Por mais críticos que sejam os seus motivos, seja cuidadoso ao
relatar alguma situação desconfortável que você tenha passado ou que esteja
enfrentando.
4. Crie empatia com
o recrutador - Pesquise tudo sobre a empresa em questão. Quanto mais informações o
candidato tiver, maiores serão as chances de estreitar relacionamento e ampliar
a comunicação com o entrevistador.
5. Demonstre
equilíbrio – Ansiedade em excesso costuma atrapalhar no momento da entrevista.
Mantenha a tranquilidade, sem deixar de demonstrar interesse em novas
oportunidades. Não se mostre desesperado! O ideal é o equilíbrio entre
interesse e empolgação.
6. Não interrogue
demais – Estar interessado e ser questionador em excesso são coisas
diferentes. A empresa quer entender o quanto você é capaz de entregar e, claro,
dará abertura para que exponha dúvidas sobre os processos. Porém, cuidado para
que seu discurso não transpareça restrições ou preocupações desnecessárias.
7. Esteja seguro - É importante que o
recrutador sinta que você deseja a oportunidade. Atenção aos detalhes: desde o
aperto de mão inicial, não desviar o olhar durante a conversa e manter um clima
positivo. A empresa precisa saber que você realmente quer trabalhar lá. Energia
baixa, falta de empolgação e indecisão no processo não fará você ser o
escolhido.
8. Esteja
certo do que quer – Utilizar uma nova oportunidade de trabalho apenas
para conseguir uma contraproposta da empresa atual só vai fazer com que você
feche as portas na nova companhia e estremeça o relacionamento com o atual e o
futuro empregador.
9. Não minta – Qualquer informação
inverídica detectada pelo recrutador certamente colocará em dúvida todos os
dados verdadeiros do seu currículo. Diante de informações incoerentes, é comum
que recrutadores consultem o mercado ou ainda seus antigos gestores e pares de
equipe.
* Camila Devechi é
consultora de recrutamento da divisão de Engenharia da consultoria Robert Half
Fonte: Você S/A