O
mercado de trabalho altamente competitivo exige cada vez mais de um
profissional, tanto em aspectos técnicos como atitudes corretas. Pesquisas
revelam que a maioria das empresas demitem profissionais com excelente formação
acadêmica por motivo de má conduta.
A
habilidade comportamental de um profissional pode determinar não só a sua
permanência na empresa, mas até garantir uma promoção. E seguir algumas regras
de etiqueta profissional auxilia no convívio com os colegas, superiores,
subordinados e clientes. São cuidados com a postura, o vestuário, o
comportamento e a comunicação que devem ser tomados por todos dentro de uma
empresa.
Confira
10 excelentes dicas de etiqueta profissional para começar a colocar em prática
desde já:
1 - Pontualidade - Seja pontual em seus
compromissos e respeite os horários.
Organize-se
para chegar sempre cedo no trabalho e em reuniões. Se precisar sair antes do
fim de uma reunião, procure avisar com antecedência a quem está presidindo o
encontro e saia discretamente.
Esteja
atento aos prazos de entrega de trabalhos e relatórios e cumpra-os à risca. Se
não for possível atender o prazo combinado, avise as pessoas envolvidas com o
máximo de antecedência, explique as razões do atraso e, se possível, combine
novo horário ou data.
2 - Apresentação pessoal - Mantenha uma
boa imagem pessoal
A
primeira leitura que alguém fará de você será baseada em sua aparência: suas
roupas; cabelo e higiene pessoal. Cuidar desses aspectos mostra respeito e
comprometimento com a empresa.
Vista-se
de forma discreta, evite modismos, decotes reveladores e excesso de acessórios.
Evite “mostrar pele” demais, use blusas com mangas ao invés de regatas, cuide
com o comprimento de saias e prefira calças à bermudas. Cada ambiente de
trabalho exigirá um tipo de vestimenta, fique atento ao grau de formalidade de
sua empresa.
Esteja
sempre alinhado, com as roupas limpas e bem passadas e sapatos engraxados.
A
higiene pessoal é outro fator importante. Procure sempre manter seus cabelos limpos, penteados e bem
cortados, a barba bem feita ou cortada, unhas limpas e sem esmalte descascando,
dentes escovados e bom hálito.
A pele
também deve ser bem cuidada. Use produtos adequados para reduzir a oleosidade,
disfarce espinhas ou manchas e use maquiagem discreta.
3 - Postura - Use a linguagem corporal a
seu favor
Com
postura e movimentos corretos você pode influenciar positivamente as pessoas ao
seu redor.
Mantenha
a postura ereta ao ficar de pé: ombros para trás e cabeça erguida demonstram
confiança.
Ao
conversar com as pessoas, mantenha sempre contato visual. Evite cruzar os
braços ou apoiá-los na cintura, pois isso pode transmitir passividade e
desinteresse na conversa.
Gesticular
um pouco ao falar pode dar mais confiabilidade ao que está sendo dito, além de
ajudar a formar pensamentos mais claros.
Quando
estiver sentado, procure manter a coluna ereta.
4 - Tom de voz -Controle o tom e o volume
de sua voz
Procure
manter um tom de voz neutro, controlando suas emoções para não demonstrar
sentimentos negativos como agressividade, deboche e irritabilidade, entre outros.
Se
estiver descontente com algo, evite falar naquele momento. Respire fundo, tente
se acalmar e colocar os pensamentos em ordem. É mais difícil controlar o tom de
voz quando dizemos a primeira coisa que nos vem a cabeça, portanto reflita
sempre antes de falar.
O
volume de sua voz também é importante, evite falar alto demais. Em certos
ambientes é necessário falar um pouco baixo, mas certifique-se de que a outra
pessoa possa ouvi-lo. Cuidado com as risadas também, gargalhadas altas são
inadequadas.
5 - Bom humor sem exageros - Evite Piadas
e Brincadeiras
Todos
desejam trabalhar em um ambiente com atmosfera agradável, alegre e
descontraído, mas há limite para o humor.
Expresse
seu bom humor sendo simpático, sorrindo e fazendo comentários leves e agradáveis.
Lembre-se
da diversidade existente em um ambiente de trabalho, com pessoas de diferentes
culturas e crenças convivendo juntas. Portanto, evite as brincadeiras e piadas,
pois elas podem facilmente deixar alguém desconfortável, ou até mesmo ofender.
Cuide
também de como trata as pessoas. Não é recomendável criar apelidos, ou chamar
os outros por uma versão mais curta de seu nome, sobretudo em ambientes mais
formais. Para evitar deslizes, procure chamar as pessoas pelo nome com que elas
se apresentam.
6 - Ao entrar - Peça licença ao entrar e
cumprimente a todos
Sempre
peça licença ao entrar em um ambiente, mesmo que a porta esteja aberta.
Cumprimente todas as pessoas que estão ali. Bastam um sorriso e um “bom dia” ou
“boa tarde”, não é preciso chegar dando beijinhos nos integrantes da reunião.
Ao
entrar na sala ou escritório de alguém, espere receber um convite para depois
sentar.
7 - Caixa postal em dia - Não deixe nenhum
e-mail sem resposta.
Procure
acessar com frequência o e-mail corporativo e enviar respostas rápidas de forma
clara e objetiva. Quem envia um e-mail espera por uma resposta. Caso você não
consiga responder a uma solicitação no mesmo dia, mande uma mensagem curta
dizendo que recebeu o e-mail e irá tratar da resposta o mais rápido possível.
Não
utilize o e-mail da empresa para assuntos pessoais ou para enviar mensagens com
assuntos não profissionais. Para isso, use sua conta de e-mail pessoal e
preferivelmente fora do horário de expediente.
8 - Respeite o horário de intervalo - Não
coma em sua mesa de trabalho ou fique conversando com colegas que estão
trabalhando
O
intervalo de trabalho é o momento em que
você pode resolver questões pessoais, dar telefonemas e conversar sobre
amenidades com seus colegas.
Evite
falar sobre questões de trabalho, ou tentar resolver pendências durante um
almoço informal com os colegas. Se almoçou rapidamente e voltou à sua mesa
antes da hora, evite interromper os que estão em horário de expediente.
Não
coma lanches em sua mesa de trabalho. Além de ser deselegante, você corre o
risco de derramar alguma coisa no computador ou em algum documento importante.
9 - Conversas de corredor - Fique longe das fofocas
Embora
as pessoas geralmente passem mais tempo no trabalho do que em casa, isso não as
dá o direito de serem invasivas. Evite fazer perguntas pessoais aos seus
colegas, ouça mais do que fale e espere a outra pessoa ter a iniciativa de
contar algo pessoal.
Evite
expor sua vida privada e não participe de fofocas. Existe uma linha tênue entre
comentários e fofocas. Na dúvida, evite expor sua opinião sobre alguém. O ideal
é que esta pessoa esteja presente ao se falar dela ou de seu trabalho. É aquela
velha e sempre importante regrinha de ouro: elogie em público, critique em
privado.
10 - Imagem Profissional - Não fale mal da
empresa em que trabalha
Além
de antiético, falar mal da empresa onde se trabalha pode denegrir sua imagem
profissional.
Preste
atenção ao tipo de comentário que você fará sobre a empresa, outros colegas e
chefe para as pessoas de fora do trabalho e, principalmente para seus clientes
e colegas.
Isto
também vale para a empresa em que você não trabalha mais.
Fonte: Guia da Carreira