Busca

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Trainee. "Ser ou não ser, eis a questão"

Então vamos lá...

Estagiário e Trainee é a mesma coisa, certo?

Errado. O trainee não é um estagiário. Ele é um funcionário que irá participar de um programa estruturado de treinamento e desenvolvimento para que, em um curto espaço de tempo, possa assumir uma posição gerencial, ou seja, uma posição de liderança.

Trocando em miúdos, os trainees são jovens, em geral, que ainda estão cursando o ensino superior ou são recém-formados que, após um longo e bem estruturado treinamento, passam a ocupar posições técnicas e até gerenciais.

Algumas empresas procuram profissionais formados há dois ou três anos, enquanto outras ainda optam por recrutá-los nas faculdades. Em geral, a média de idade dos trainees varia entre 22 a 30 anos, e eles têm que possuir o domínio de pelo menos um idioma, e estamos falando do espanhol ou francês, já que hoje em dia para o mercado de trabalho, o inglês é praticamente considerado língua obrigatória.

Ai vai à pergunta que não quer calar: como funciona um programa de trainee?

Estes programas em geral têm como estratégia permitir às empresas utilizar o trainee no suprimento de suas funções técnicas e gerenciais. O trainee é preparado para ocupar tanto um cargo técnico, de nível superior, quanto uma posição de chefia, como supervisor ou gerente. Algumas empresas que recrutam trainees para cargos técnicos, na verdade estão preparando-os para assumirem em breve postos de analistas.

Dentro da empresa...

O trainee terá um relacionamento com praticamente todos os setores da empresa, podendo compreender e interagir com a cultura da organização, além de aprender conceitos e linguagem profissional, aprofundar seu conhecimento sobre o negócio (estratégias, mercados, tecnologia, clientes e consumidores, etc).

Ele ainda poderá trabalhar em mais de uma área profissional, diferente da sua área final de trabalho, com o objetivo ampliar a compreensão geral do negócio e entender melhor as necessidades de clientes e fornecedores.

Quando o trainee chegar a sua área final de trabalho dará continuidade ao processo de aprendizado e irá adquirir a experiência necessária para conseguir atingir uma posição de gerência. O tempo necessário para atingir esta posição depende de cada um; em média isso ocorre em até dois anos.

Os sete passos para o sucesso

1) Maturidade na aceitação, por parte do trainee, da responsabilidade assumida e a capacidade de evitar atitudes impulsivas, ou seja, ter calma mesmo trabalhando sob pressão;

2) Qualidade dos trabalhos desenvolvidos;

3) Capacidade de relacionamento com outros trainees, com seus tutores e com os demais funcionários da empresa;

4) Boa comunicação e  habilidade para expor, persuasivamente, suas ideias;

5) Flexibilidade para adaptar-se às novas situações;

6) Capacidade de análise dos problemas e encontrar soluções;

7) Liderança para alcançar resultados através de pessoas.

Fonte: Empregos.com.br

Acompanhe os Programas de Trainee que estão com inscrições abertas:

P&G
GVT
SCANIA
Fundação Estudar
Mercedes-Benz
Grupo Boticário
Ambev

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Tendão de Aquiles

Não conhecer ou não ter fluência em outro idioma foi apontado pela nossa enquete, com 42% dos votos, como algoz dos candidatos nas seleções para estágio ou emprego.

Embora nossa pesquisa não tenha valor científico, o resultado confirma um dado importante para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho.

Mas não se desespere! O mundo globalizado revela o problema e aponta a solução, ou melhor, as soluções. Já existem alternativas para todo tipo de candidato:

1. Para os candidatos sem disponibilidade de recursos para investir a internet é uma grande parceira, pois trás boas opções de cursos de idiomas, gratuitamente.

Atenção! É importante ressaltar que nessa modalidade de curso o candidato terá acesso às noções básicas, necessitando aprimoramento assim que possível.

2. Para os candidatos com recursos e sem tempo a internet continua sendo uma saída, pois os cursos de Educação à Distância (EaD) para idiomas apresentam bons resultados.

3. Para os candidatos com recursos e tempo sobrando, os cursos presenciais ou que alternam conteúdo online e aulas presenciais, ainda são uma boa pedida.

Atenção! Há empresas que dão preferência aos candidatos que realizaram intercâmbio, pois além do conhecimento noutro idioma, essa experiência indica boa capacidade de adaptação e facilidade no trabalho em equipe.

A dica é procurar saber se a instituição de ensino que você está vinculado oferece convênios com bons cursos de idiomas e um setor responsável por intercâmbios, ou ainda, buscar na internet alternativa financeiramente viável para solucionar sua dificuldade neste quesito.