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quinta-feira, 26 de julho de 2012

ESTAGIÁRIO ESTRATÉGICO

Desenvolver programas de estágio formando seus próprios profissionais estratégicos desde o início da carreira tem sido a opção de muitas empresas nestes tempos de dificuldades crescentes para atrair profissionais qualificados. Estratégia acertada e necessária. Além de permitirem a renovação e o aprimoramento das equipes, os programas de estágio formam profissionais mais identificados com o projeto da empresa, o que ajuda a fortalecer os vínculos e a reter talentos, muito mais do que quando a empresa tenta atrair profissionais mais maduros e supostamente prontos, por vezes tendo que pagar valores que inflacionam a política de remuneração da empresa.
Ter um programa de estágio eficaz, entretanto, vai muito além de ter estudantes universitários em sua equipe. Para alcançar os resultados esperados, é preciso ter uma política de estágio estruturada, o que requer profissionalismo e metodologia adequada.
Um bom programa de estágio deve envolver várias etapas, como: (1) seleção; (2) integração; (3) capacitação; (4) avaliação; e (5) monitoramento; cada uma com regaras e objetivos específicos. O cuidado deve começar desde a seleção. É importante que o estagiário se identifique com a empresa e, principalmente, veja sintonia entre o que deseja para sua carreira e o projeto da organização, conciliando as estratégias e perspectivas para o futuro.
A empresa precisa estar preparada para receber esse futuro profissional estratégico. O estagiário deve passar por um período de integração para conhecer as ferramentas e aprender a lidar com os sistemas. Nessa fase, é conveniente que ele passe pelas principais áreas conhecendo as equipes, familiarizando-se com as rotinas e percebendo as articulações entre os setores. Depois dessa etapa, estará mais preparado para iniciar a atuação na área escolhida.
Assegurar oportunidades de aprendizagem é fundamental; por isso, durante o estágio, é recomendado que o estagiário seja acompanhado por um tutor e que a empresa complemente sua formação com palestras e treinamentos. O processo deve incluir avaliações sistemáticas e a empresa deve cuidar para que haja espaço suficiente para que o estagiário possa falar sobre suas dificuldades e ouvir o que a empresa pensa e espera dele. Um aspecto importante, nem sempre observado nas empresas, é que o programa de estágio deve ter a participação efetiva dos gestores e gerentes, e não apenas da área de RH, em cada uma de suas etapas. Alcançar resultados positivos no longo prazo demanda planejamento, esforço e envolvimento. Mas o retorno costuma valer a pena. Além de se tornar um profissional tecnicamente competente e capacitação para ocupar cargos estratégicos, o estagiário estratégico terá desenvolvido uma relação de confiança, fidelidade e identificação com a empresa em um nível dificilmente alcançado de outra forma.
Fonte: TGI Consultoria em Gestão – Revista Algomais