Muitas funções, um só currículo? Nem pensar!
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Se eu pudesse destacar a principal dificuldade das pessoas na hora de apresentar seu currículo para uma vaga, eu diria que é a ansiedade de colocar várias competências e cargos já ocupados logo na primeira linha. Essa observação vem das dúvidas mais recorrentes quando ministramos nossa Oficina de CV nas universidades; e também de diversas cartas e comentários que recebemos pelo blog Emprego & Carreira. E isso não acontece só com os mais jovens, com profissionais seniores às vezes é até mais crítico.
Quando se está em busca do primeiro emprego, ou louco para fazer uma transição de carreira, a maioria das pessoas passa por uma crise de ansiedade que embaralha os sentidos e acaba tirando a capacidade de ser objetiva nos seus próprios anseios. Então acaba no seguinte resultado: a pessoa, de 27 anos, já trabalhou como auxiliar na área financeira; é formada em comunicação, mas também teve uma passagem como gerente de uma loja super fashion, como quer sair muito do emprego, acaba colocando no título do currículo:
“Área de finanças, comunicação e fashionista.”
Oi? Falta perguntar para que vaga ela está se candidatando. Ah, para analista contábil. Hummm, ser fashionista acrescenta? Não. Projetos de Comunicação? Também, não. Vai entrar? Sim, mas não como destaque. O recrutador olha para aquele samba do crioulo doido e decide em minutos que a candidata não está apta para a vaga. Não faltam exemplos. Pessoas inclusive com cargos de gerência, mas que durante sua jornada profissional passaram por dois o três outros cargos de áreas diversificadas, costumam cometer o mesmo erro: querem “vender” tudo ao mesmo tempo para os selecionadores.
Batendo papo na hora de “arrumar” o CV, as justificativas são: “Ah, eles podem não estar precisando de fashionista, aí minha experiência na área de finanças pode encaixar em outra vaga”. Tipo, “o que rolar nessa empresa, eu topo”. A intenção é boa, mas no mundo de milhões de informações, essa falta de clareza exclui, ao invés de incluir.
Algumas dicas para sair dessa confusão e potencializar suas chances de entrevista:
Coloque sempre o título do seu CV de acordo com a vaga que você está se candidatando. Se a vaga é para Analista Financeiro, é assim que você deve colocar. Se a vaga é para um segmento em que você já atuou, por exemplo, “Moda”, vale destacar, Analista Financeiro para segmento Moda. Deixe as outras funções para destacar em suas realizações ou no histórico profissional.
Faça uma reflexão antes de fazer o CV e anote todas as qualidades e experiências que você teve relacionada a essa vaga. Se for para Finanças, lembre-se de tudo que você já fez relacionado à rotina financeira, mesmo em outras funções.
Você pode selecionar no máximo cinco ou seis grandes realizações de projetos, ações na empresa, equipes que coordenou. Transforme sempre, com bom senso, essas palavras em qualidades que se relacionem com Finanças (Finanças é só um exemplo, pessoal).
Sempre em ordem de interesse do recrutador, coloque suas experiências profissionais na área de Finanças e só depois descreva as outras, mesmo que elas não sejam as mais recentes ou fiquem em ordem cronológica. Siga os olhos do recrutador!
Lembre-se sempre, a depender da sua experiência, da sua idade, não dá para colocar uma biografia em duas páginas de currículo! Portanto, seja seletivo e esperto, tentando sempre raciocinar com a cabeça do recrutador, ou seja, levante a bola no que você faz (ou já fez) de melhor aquela função. É assim que ele vai considerar se você pode ou não passar para a etapa seguinte da seleção, a entrevista de emprego.
Faça sempre um currículo para cada vaga que pleiteia. Nunca coloque dois ou três cargos para uma mesma empresa, em um mesmo documento. É tiro no pé!
Conheça o máximo da cultura da empresa, se é inovadora, mais conservadora, se gosta de atitude e entre na linguagem dela. Suas chances serão muito maiores. Boa sorte!
Por Fabíola Lago, Community Manager do Monster Brasil
Fonte: ClickCarreira