O título do seu currículo é a manchete da sua carreira
Monster
Monster
Sabe a primeira página de um jornal? A chamada de um artigo em um site? Eles têm uma função fundamental, que é atrair a sua atenção em poucas palavras, reduzir a matéria em uma linha concisa, que mostre a importância do tema abordado. É assim que você é fisgado para dar audiência para os veículos de comunicação.
Recebo vários currículos de jovens e até de profissionais mais experientes e o equívoco mais frequente é errar na “manchete” do próprio CV. O objetivo, o título, que vem logo depois dos dados pessoais. A maioria das pessoas coloca simplesmente o cargo que exerceram ou pretendem conquistar, sem nenhum “adicional de fábrica”. Ou seja, o foco de seu interesse, ou da sua experiência naquele segmento de negócios específico que tenha a ver com o que a empresa está procurando. Sem uma “manchete” de primeira linha, literalmente, você perde a audiência do recrutador, do gestor da área que está contratando, até mesmo das buscas on line. e o seu CV nem será lido até o final.
Muita gente também pensa que o mesmo currículo deve ser entregue para todas as empresas. Uma espécie de “genérico”. Sim, às vezes é preciso um CV que sirva para várias situações, mas se você está trabalhando arduamente para conseguir “aquela vaga”, “naquela empresa”, fique atento, você deve fazer um currículo para cada uma dessas oportunidades. Algumas dicas:
- Para fazer seu currículo que pode ser usado por amigos, postar em sites de recrutamento, coloque informações que indique sua função exercida mais experiente. E que você quer. Por exemplo: Gerente de projetos na área de sustentabilidade. Ou, gerente de projetos com 10 anos de experiência em sustentabilidade. Mais? Analista Sênior de TI para segmento de Energia. Para iniciantes: Bibliotecário com foco em acervo digital memória corporativa. Determine no seu título a função/cargo que você sabe que tem mais experiência aliado a sua prioridade de recolocação profissional.
- Não misture as estações. Só você trabalhou na área administrativa, mas a função que você deseja é em Psicologia Organizacional, priorize as informações na área que você deseja. Coloque no item principais realizações os cursos, o tema de sua monografia, seja de graduação ou pós – graduação, projetos de pesquisa na área de psicologia para valorizar o seu potencial nessa área. Em Experiência Profissional, você descreve sua trajetória na área financeira.
- Vamos supor que enquanto procura por uma vaga de Psicologia Organizacional, está aberto a continuar trabalhando na área financeira desde que tenha uma boa proposta. O título do seu currículo deve mudar, “Analista Administrativo com seis anos de experiência na área financeira”. A sua informação como psicólogo deve entrar no lugar da formação, mas não mais com o destaque anterior. E assim por diante. É preciso deixar claro para quem está recrutando, selecionando currículos, o que você faz, e faz bem, e ou o que você quer.
- Faça um currículo com objetivo coerente com o conteúdo para cada vaga que o interessa. Se você tem experiência com meio ambiente, e a vaga é na área, coloque nas principais realizações o que você já fez. Se é a capacidade de gerenciar, coloque no objetivo e destaque na suas realizações.
O Monster Brasil permite que você desenvolva quantos currículos achar necessário para encontrar o melhor emprego para você. Você pode salvá-los com nomes adequados às suas áreas de interesse e enviá-los de acordo com a empresa que o interessa ou a vaga. Capriche!! Boa sorte!
*Por Fabíola Lago, Community Manager do Monster Brasil.
Fonte: ClickCarreira