Busca

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Especial - Processo Seletivo: do currículo à entrevista

Seu currículo é o embrião da sua carreira

Monster

"Você me envia seu currículo?" Assim que você iniciou a busca do seu primeiro emprego, estágio ou programa de trainee, em algum momento ouviu essa pergunta, esse convite para uma possível proposta de trabalho, uma indicação. Ao longo de sua vida, seu currículo será um documento precioso, seu cartão de visita mais detalhado, espelhará suas competências, se você é inovador, comprometido, se fez vários cursos, viajou, foi promovido ou é... estável demais da conta.
Então, é preciso ter um cuidado especial com ele, porque mais do que duas páginas de informações, seu CV será uma mini biografia não só profissional, mas do seu modo de relacionar-se com o mundo do trabalho. Ele vai revelar como você se planejou desde o primeiro momento da sua vida profissional.
Atuando como Community Manager do Monster, muitas vezes fui solicitada para “rever” o currículo de alguém. Jovens, profissionais mais plenos, inclusive seniors. Não importa a idade, sempre começo um exercício básico com a pessoa: “Afinal, o que você quer fazer?” Para minha própria surpresa, estudantes e profissionais hesitam em expressar seus reais desejos. Onde quer especializar-se ou em que tipo de regime de trabalho, ambiente corporativo onde quer atuar. Tudo começa aí. Dessa perguntinha existencial.
Sabendo o que pretende profissionalmente, o discurso que será elaborado na redação do currículo vai esboçar esse direcionamento, esse desejo. Se você quer trabalhar em “qualquer coisa”, qualquer coisa provavelmente será. Mas quando você sabe o que quer, onde quer chegar, sem dúvida até mesmo o tema do seu TCC (trabalho de conclusão de curso), pode virar um brilhante destaque no seu currículo, mostrando desde suas primeiras reflexões profissionais, como estudante, que você quer trilhar um caminho muito bem pensado.
A segunda pergunta que faço é sobre os próximos cinco anos. Como você se imagina? Como será seu ambiente de trabalho? Será contratado ou empreendedor? Terá seu próprio negócio? Como estará vestido? Que viagens terá feito? Que curso terá concluído? Graduação? Mestrado? MBA? E sim, cereja do bolo: qual será a sua renda mensal ou anual? É um exercício delicioso porque não há quem não seja seduzido pela possibilidade de realizar o próprio sonho.
É com esse espírito que você deve elaborar cada currículo de sua vida. Pensar onde quer trabalhar, que empresas te interessam e como você pode ser atrativo para elas. Planejar sua formação, seu intercâmbio, qualquer que seja a qualificação necessária para chegar lá. Portanto, quando alguém pedir seu currículo, cuide com carinho desse embrião da sua carreira. Faça suas escolhas. Se de imediato não for o emprego dos seus sonhos, tire o melhor proveito dele em direção à posição que você quer chegar. Sonhar é bom, realizar, é melhor ainda.
Fabíola Lago é Community Manager do Monster Brasil.