Busca

sexta-feira, 22 de março de 2013

Especial: Currículo na rede


O que é o Linkedin?

Por Rafaela Pozzebon

O Linkedin é um site de negócios que possui o formato de uma rede de relacionamento. Por este motivo, muitos se referem ao Linkedin como uma rede social. O site foi fundado em 2002, porém, seu lançamento ocorreu no ano seguinte, em 2003, na Califórnia.

O principal objetivo do site é reunir profissionais, através de uma listagem abrangente ou mesmo detalhada de vários contatos, sendo pessoas ou empresas. Desta forma, permitindo a interatividade entre os profissionais. O Linkedin já possuía uma grande aceitação pelos brasileiros, porém, com o lançamento da versão em português em 2010, o número de usuários vêm crescendo diariamente. Estima-se que há mais de dois milhões de usuários ativos no país. O Brasil, por sua vez, passou a pertencer ao grupo de países que mais pratica “networking” no serviço.

Assim, quem prima por bons contatos empresariais ou mesmo pretende entrar na área empresarial, não pode ficar de fora desta rede social. Então, se você pensa em procurar trabalho, o Linkedin pode ser uma excelente alternativa, pois é uma ótima ferramenta para expor a sua imagem. Em uma listagem direta ou indireta o pretendente a uma vaga no ramo empresarial poderá encontrar alguma bela oportunidade de emprego. Da mesma forma, as empresas estão atentas aos perfis dos profissionais existentes.

No Linkedin existem muitos benefícios no ramo profissional tanto para quem procura uma vaga de emprego ou mesmo para quem está à procura de um profissional. Por exemplo, para quem quer integrar no mercado de trabalho, o Linkedin é uma ótima oportunidade para expor seu currículo, através de seu perfil. Além da exposição, você ganha pontos no quesito de comunicação, pois os empregadores irão perceber que você está atento as novas tecnologias e meios de comunicação existentes.

Para aqueles que já possuem suas empresas, a rede social é uma forma rápida de pesquisa e agrupamento de contatos e trocas de informações. Além de, caso queira contratar algum profissional, haverá uma boa gama de informações e contatos referentes ao futuro profissional a ser contratado.

Quanto ao comportamento no Linkedin, o usuário precisa estar muito atento, pois diferentemente de outras redes sociais, esta visa uma oportunidade trabalhista. Assim, não é interessante escrever dados sobre família, humor, vida pessoal, troca de informações pessoais ou colocar em seu perfil termos irrelevantes ao meio.

A Linkedin, por se tratar de uma importante procura por candidatos pelas empresas, o usuário precisa estar atento quanto a sua disponibilidade de responder as propostas. Assim, caso receba alguma, tenha o cuidado de responder em breve, mesmo que não seja do seu interesse.

Abaixo algumas dicas para que seu perfil faça sucesso no Linkedin:

1. Mantenha sempre seu perfil atualizado e simples:
Não use termos habituais como: dinâmico, inovador, talentoso, etc. Tente descrever sua pessoa de forma simples e autêntica. Seja sempre franco e sincero.

2. Use de palavras-chave:
Primeiramente você deverá ter certeza por que está pertencendo a esta rede social. Use palavras que descrevam seu perfil. Por exemplo, se você possui formação em Tecnologia de Informações, use o termo “TI”, “Consultor de TI”, etc. Não abuse desses termos, use somente o necessário.

3. Utilize os serviços da rede social:
A rede social oferece diversos aplicativos e recursos, use aos que julgar necessário. Utilize o mecanismo de vídeo de apresentação. Com este recurso você irá se diferenciar dos demais. Apenas tenha cuidado na gravação, use roupas adequadas, planeje sua fala, inclua seus dados e seus outros contatos.

4. Fique atento à sua biografia:
Seja sempre honesto e sincero no seu perfil. Não esqueça que várias pessoas terão acesso ao seu perfil, podendo ser seus colegas de trabalhos, seu chefe e clientes.

5. Tenha seu perfil resumido:
Cuidado para não escrever demais. Muito texto acaba cansando os leitores. Para tanto, além de ser sempre sincero, seja objetivo e direto.

6. Imagem
Por se tratar de um site no ramo empresarial, a imagem no seu perfil é muito importante. A foto precisa representar a sua imagem profissional, então vista-se de acordo. Caso achar necessário invista em uma foto com um fotógrafo profissional. Outra importante questão é não esquecer de atualizar a sua imagem, isto deve ser feito, no máximo, a cada ano.