O que é o Linkedin?
Por Rafaela Pozzebon
Por Rafaela Pozzebon
O Linkedin é um site de
negócios que possui o formato de uma rede de relacionamento. Por este motivo,
muitos se referem ao Linkedin como uma rede social. O site foi fundado em 2002,
porém, seu lançamento ocorreu no ano seguinte, em 2003, na Califórnia.
O principal objetivo do site
é reunir profissionais, através de uma listagem abrangente ou mesmo detalhada
de vários contatos, sendo pessoas ou empresas. Desta forma, permitindo a
interatividade entre os profissionais. O Linkedin já possuía uma grande
aceitação pelos brasileiros, porém, com o lançamento da versão em português em
2010, o número de usuários vêm crescendo diariamente. Estima-se que há mais de
dois milhões de usuários ativos no país. O Brasil, por sua vez, passou a
pertencer ao grupo de países que mais pratica “networking” no serviço.
Assim, quem prima por bons
contatos empresariais ou mesmo pretende entrar na área empresarial, não pode
ficar de fora desta rede social. Então, se você pensa em procurar trabalho, o Linkedin
pode ser uma excelente alternativa, pois é uma ótima ferramenta para expor a
sua imagem. Em uma listagem direta ou indireta o pretendente a uma vaga no ramo
empresarial poderá encontrar alguma bela oportunidade de emprego. Da mesma
forma, as empresas estão atentas aos perfis dos profissionais existentes.
No Linkedin existem muitos
benefícios no ramo profissional tanto para quem procura uma vaga de emprego ou
mesmo para quem está à procura de um profissional. Por exemplo, para quem quer
integrar no mercado de trabalho, o Linkedin é uma ótima oportunidade para expor
seu currículo, através de seu perfil. Além da exposição, você ganha pontos no
quesito de comunicação, pois os empregadores irão perceber que você está atento
as novas tecnologias e meios de comunicação existentes.
Para aqueles que já possuem
suas empresas, a rede social é uma forma rápida de pesquisa e agrupamento de
contatos e trocas de informações. Além de, caso queira contratar algum
profissional, haverá uma boa gama de informações e contatos referentes ao
futuro profissional a ser contratado.
Quanto ao comportamento no Linkedin,
o usuário precisa estar muito atento, pois diferentemente de outras redes
sociais, esta visa uma oportunidade trabalhista. Assim, não é interessante
escrever dados sobre família, humor, vida pessoal, troca de informações
pessoais ou colocar em seu perfil termos irrelevantes ao meio.
A Linkedin, por se tratar de
uma importante procura por candidatos pelas empresas, o usuário precisa estar
atento quanto a sua disponibilidade de responder as propostas. Assim, caso
receba alguma, tenha o cuidado de responder em breve, mesmo que não seja do seu
interesse.
Abaixo algumas dicas para
que seu perfil faça sucesso no Linkedin:
1.
Mantenha sempre seu perfil atualizado e simples:
Não use termos habituais
como: dinâmico, inovador, talentoso, etc. Tente descrever sua pessoa de forma
simples e autêntica. Seja sempre franco e sincero.
2.
Use de palavras-chave:
Primeiramente você deverá
ter certeza por que está pertencendo a esta rede social. Use palavras que
descrevam seu perfil. Por exemplo, se você possui formação em Tecnologia de
Informações, use o termo “TI”, “Consultor de TI”, etc. Não abuse desses termos,
use somente o necessário.
3.
Utilize os serviços da rede social:
A rede social oferece
diversos aplicativos e recursos, use aos que julgar necessário. Utilize o
mecanismo de vídeo de apresentação. Com este recurso você irá se diferenciar
dos demais. Apenas tenha cuidado na gravação, use roupas adequadas, planeje sua
fala, inclua seus dados e seus outros contatos.
4.
Fique atento à sua biografia:
Seja sempre honesto e
sincero no seu perfil. Não esqueça que várias pessoas terão acesso ao seu
perfil, podendo ser seus colegas de trabalhos, seu chefe e clientes.
5.
Tenha seu perfil resumido:
Cuidado para não escrever
demais. Muito texto acaba cansando os leitores. Para tanto, além de ser sempre
sincero, seja objetivo e direto.
6.
Imagem
Por se tratar de um site no
ramo empresarial, a imagem no seu perfil é muito importante. A foto precisa
representar a sua imagem profissional, então vista-se de acordo. Caso achar
necessário invista em uma foto com um fotógrafo profissional. Outra importante
questão é não esquecer de atualizar a sua imagem, isto deve ser feito, no
máximo, a cada ano.
Fonte: Oficina da Net