Busca

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Com que roupa trabalhar em dias quentes?


Ana Vaz

Veja o que vestir sem derreter de calor nem prejudicar sua imagem

Com o verão se aproximando e as temperaturas já bastante altas, aparece o desafio: manter-se alinhado e com o visual profissional sem cozinhar dentro da própria roupa. Em muitas empresas há ainda a exigência do uso do terno e gravata para os homens e do terninho para as mulheres.  Como fazer nestes casos e em outros? Não vou sugerir que você desrespeite o código de vestimenta da sua empresa, mas separei uma série de dicas para enganar o calor e manter você com um visual elegante e profissional. Vamos lá! 

Escolha o tecido certo! Se você trabalha obrigatoriamente de terno ou terninho, é ainda mais importante escolher tecidos como a lã fria para esses conjuntos, já que ela tem um ótimo conforto térmico (esquenta no inverno e se mantém fresca no verão). A peça que vai sob o blazer também precisa ser feita num tecido adequado, de preferência 100% algodão, que também tem excelente conforto térmico e não lhe fará transpirar em excesso. Evite a qualquer custo os tecidos feitos em poliéster, que esquentam e impedem a transpiração – são ótimos por que não amassam, mas nos dias mais quentes vão judiar de você. Saiba que existem tecidos de 100% algodão que também não amassam, eles tem o ponto mais fechado e são bastante macios – peça ao seu vendedor de confiança para ajudá-lo.

A cor correta também ajuda! É verdade que algumas empresas pedem que o terno seja escuro, mas converse com o RH sobre a possibilidade de ternos mais claros no verão. Nos dias quentes a camisa branca ganha ainda mais pontos. Além dela aposte nos tons claros e frios como o azul, lilás, verde azulado e rosas (bem clarinhos, ok?). E vale a máxima de manter as cores mais claras para as camisas e blusas, e as menos claras para calças e saias: além de manter a ideia de formalidade, manter o tom mais claro em cima ajuda a proteger a região que recebe maior incidência de luz e calor, que é a do tronco.

Meias em algodão e com a cor adequada ao seu visual! Faz parte da estratégia manter seus pés fresquinhos também, por isso fique de olho nas meias que vai calçar e opte pelas feitas em 100% algodão. Mesmo meias mais formais, para calça e sapato social já são feitas em tecidos assim. E aqui não adianta escolher meias brancas para usar com sua calça social ou qualquer outra calça escura. Na empresa, dê preferência à regra mais formal: a cor das meias acompanha a cor da calça ou dos sapatos.

Camisa de manga longa dobrada é mais elegante do que a curta! Sim, é verdade! Mas em muitas regiões ou empresas o modelo de mangas curtas é praxe. Vale checar com seu supervisor direto ou com o RH. Se as camisas de manga curta não forem indicadas, dobrar as mangas de uma camisa num tecido adequado ao verão fará pouca diferença se comparado a vestir as mangas curtas. Juro para você!

Nada de escorregar! No caso das mulheres, vale checar com o RH se é permitido o uso de regatas ou blusas que mostrem os ombros – rapazes, me desculpe, mas para vocês a regata é proibida! Se puder usar, a dica é optar pelos modelos em tecidos planos, como por exemplo, seda, viscose, cetim de seda opaco;  Escolha peças que tenham alças de pelo menos 5 cm de largura e cujo decote frontal e traseiro não ultrapasse a linha da axila – isso mantém o recato necessário para o ambiente profissional. E nada de encurtar as saias, ok?! Mantenha os comprimentos na região dos joelhos; a dica vale para as bermudas permitidas em empresas: sempre próximas aos joelhos e em cortes mais soltinhos. 

Muito bem, por hora é só! E aproveite o verão!