Busca

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Reprovado no programa de estágio ou trainee? Tente de novo


Renata Magliocca

Não conseguir entrar em um ano não significa que as portas daquela empresa estão fechadas para você.
Vamos combinar que tomar bota em um programa de trainee, estágio ou em qualquer outro tipo de processo seletivo definitivamente não é gostoso. Mas acontece – e com todo mundo. O que não pode é deixar que um insucesso desse tipo vire motivo para você desistir dos seus objetivos ou diminuir suas expectativas. Sabe aquela história de começar a almejar menos do que você sempre desejou? Nada dde fazer isso! “Se você tem muita vontade de trabalhar naquela empresa vale tentar se inscrever novamente para o mesmo programa”, diz a consultora Renata Damásio, da Cia de Talentos. 

O fato de tomar bota não “suja a ficha” de ninguém a ponto da pessoa não poder fazer outras
tentativas na mesma organização. Ninguém fica marcado por isso. “Normalmente, o candidato pode voltar a participar tanto dos processos de estágio como de trainee depois de um ano”, diz Renata. Segundo ela, as empresas consideram que durante esse período o candidato pode desenvolver competências e habilidades que não tinha antes.

Agora, uma segunda reprovação no mesmo processo pede uma autoanálise. “Entre no site da companhia e veja se você tem um perfil compatível com o da empresa”, sugere Renata. Se mesmo assim ainda restar alguma dúvida,  não há nenhum problema em entrar em contato com o  consultor responsável pelo processo e perguntar os motivos que levaram a sua reprovação. Afinal, o interesse é todo seu!