Busca

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Levei bota... e agora?


Fernanda Bottoni

Veja o que fazer se você foi reprovado nos programas de estágio ou trainee.
Se você foi um dos tantos candidatos reprovados nos programas de estágio e trainee, agora é hora de mergulhar numa autoanálise produtiva. Aí vão três perguntas para ajudar nessa reflexão:

1)    A empresa é a sua cara? - “O negócio da empresa deve ter significado para sua vida”, diz Paula Oliveira, sócia-diretora da Cia de Talentos, que faz parte do Grupo DMRH. Isso quer dizer que se o seu foco for gente, por exemplo, possivelmente um banco não tenha nada a ver com você. “Por outro lado, um laboratório, que cuida de pessoas, pode ser uma opção”, explica Paula. Lembre-se de que, cada vez mais, as empresas procuram profissionais que estejam alinhados a seus valores e sua missão.

 
2)     Você cumpre todos os requisitos? - Se a empresa quer pessoas com inglês fluente, por exemplo, não adianta se inscrever se o seu conhecimento do idioma não passar do intermediário. É melhor investir seu tempo e sua energia no aperfeiçoamento dessa competência do que desperdiçá-los durante um processo de seleção que provavelmente será frustrante. A regra é a mesma para todas as outras exigências.

3)    Onde você acha que pisou na bola? - O terceiro ponto que precisa ser avaliado é seu comportamento durante todo o processo. Onde você acha que perdeu pontos? Você soube se comunicar adequadamente? Na dinâmica de grupo, você demonstrou que consegue se relacionar bem com as pessoas? Descubra quais foram seus pontos fracos e trabalhe para fazer melhor da próxima vez.

Lembre-se de que outras oportunidades estão aí. Tudo começa a esquentar de novo entre fevereiro e março. “Faça a avaliação das botas que recebeu e depois relaxe para voltar com força total da próxima vez”, diz Paula.