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sexta-feira, 2 de maio de 2014

"A primeira impressão é a que filtra", diz consultora de imagem


Por Madson Moraes

Você conheceu alguém e, logo no começo, não foi com a 'cara' da pessoa. 'Meu santo não bateu com o dela', você provavelmente diria. Ou foi a uma entrevista de emprego e saiu com a certeza de que o entrevistador não gostou de você. Seu raciocínio? Acha que deixou uma péssima primeira impressão. O que você talvez você não saiba é que características como postura, aparência e comportamento contam muito para causar essa boa primeira impressão... e as demais também!


Acredite, em pouquíssimo tempo você pode conquistar - ou não - o seu interlocutor. Tanto é verdade que, de acordo com um estudo britânico publicado em março de 2013, meio segundo é o suficiente para você tirar conclusões sobre a imagem que passa aos outros. Os autores do estudo, feito na Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha, pediram a 320 pessoas que dissessem quais foram as suas impressões após ouvirem gravações de diferentes indivíduos dizendo simplesmente 'olá'. O estudo concluiu que a maioria dos áudios provocou reações iguais entre os participantes e esse julgamento foi definido entre apenas 300 a 500 milésimos de segundo.

Mas, afinal, o que sua imagem diz sobre você? A primeira impressão é, de fato, a que fica? Quanto tempo se leva para formar uma primeira impressão de alguém? Para Patrícia Tucci, consultora de imagem pessoal e autora do livro 'Qual é a sua imagem? – Descubra o que a sua imagem diz sobre você e mostre seus pontos fortes logo nas primeiras impressões' (Ed. Livronovo), a primeira impressão é aquela que, na verdade, filtra.


'Isso porque seja ela [imagem] de uma pessoa conhecida ou desconhecida, te dá muitas pistas a respeito de quem o outro é ou de como ele está naquele dia. No entanto, a primeira impressão é a mais forte. Pode até ocorrer de uma ou outra pessoa pessoas substituir essa impressão inicial pela segunda ou vigésima quinta. Só que muitos, até aqueles com boa memória, vão ter outra impressão do amigo e pensarão algo do tipo: 'ah, a primeira vez que te conheci eu achei tal coisa'', explica Patrícia.

Portanto, criar uma boa conexão logo de cara com a outra pessoa é uma das peças-chaves para essa primeira impressão ser bem-sucedida. 'As primeiras impressões podem nos favorecer ou desfavorecer num determinado relacionamento. E como fazemos essa conexão ou desconexão atravessa da imagem? Utilize uma postura que esteja linkada ao outro. E, logicamente, seja cordial e bem gentil. Essas são atitudes que conquistam o outro', conta a consultora.

Por outro lado, explica Patrícia, há casos em que fazemos uma conexão rápida com algumas pessoas, inconscientemente, quando elas nos lembram de alguém querido, por exemplo. 'Tirando esses casos, a maneira da pessoa agir, falar e se vestir nem sempre expressa o que ela é, e o que ela deseja', ressalta a consultora de imagem pessoal. Tanto é que no livro, Patrícia criou o 'teste do espelho' que indica como sua imagem é relevada aos outros.

São oito estilos de imagens: Malabarista, Encantadora, Diplomática, Modesto, Deixa-que-eu-chuto, Enigmático, Comediante e Sabichona. Você realiza o teste e o perfil mais pontuado é a primeira impressão que você passa às pessoas. O segundo perfil mais pontuado é a sua 'segunda impressão' e assim por diante. De acordo com Patrícia, mais de mil pessoas já fizeram o teste e o acerto foi de 90%.

'A pontuação é uma revelação da sua imagem. Dependendo do resultado do seu teste, você tem de olhar o seu tipo de imagem e analisar o que ele de bom e o que deve melhorar. Outra questão é você perceber no teste o que deu muito pouco. Porque aquele perfil que pouco se apresenta na sua imagem é o que você pode utilizar mais. Pode ser algo que  tenha como personalidade e talvez você não demonstre', observa a consultora.

Ela diz ainda que escreveu o livro porque muitas vezes pensamos algo a respeito do outro e não falamos para ele. 'Nosso cérebro está programado para fazer de toda interpretação negativa um sistema de defesa da nossa vida. Ele sempre procura algo que possa te assustar e para você não confiar 100% na outra pessoa de cara. Por isso fiz o livro: para os leitores fazerem o teste do espelho em vez de ouvir da boca de outras pessoas o que elas pensam sobre a imagem dela', completa


Cordialidade e gentileza 

Segundo pesquisa realizada por Albert Mehrabian, professor e pioneiro nas pesquisas sobre linguagem corporal, a primeira impressão é composta de:
aparência, postura e comportamento (55%);
pelo modo de falar (38%);
pelo conteúdo (7%).
A partir do momento em que usamos essas ferramentas cristalizamos nossa imagem perante os outros.
'As primeiras impressões podem nos favorecer ou desfavorecer num determinado relacionamento. Mas como fazemos essa conexão ou desconexão através da imagem? Podemos utilizar uma postura que esteja linkada ao outro e, logicamente, ser cordial e bem gentil são coisas que o conquistam', explica a consultora de imagem Patrícia Tucci.
  
Pontos em comum
 
Algo que ajuda muito a construir uma boa primeira impressão é quando você mostra ao outro que tem pontos em comuns com ele. 'Nossa, penso da mesma forma', 'viajei para o mesmo lugar', 'estudei na mesma escola', esse tipo de coisa conecta as pessoas.

O contrário também é verdadeiro. 'Se uma pessoa fala 'nossa, estou tão feliz que vou à praia', e a outra pessoa diz 'nossa, detesto, prefiro montanha', isso te desconecta na hora do outro. Uma estratégia para estabelecer essa conexão é elogiar essa outra pessoa. Um elogio verdadeiro, algo que você admira nela', conta Patrícia.


Depois da primeira impressão
 
'Se realmente quisermos valorizar a nossa imagem devemos dar a atenção necessária também a terceira ou vigésima impressões. Pois se nos mostrarmos de uma forma num momento, e dias depois mudarmos a nossa imagem, o resultado será de uma pessoa frágil, que passa a sensação de falsidade. A imagem deve estar alinhada ao nosso conteúdo. Assim como não é possível sustentar um corpo sem coração, não é possível sustentar uma imagem sem conteúdo', reforça a consultora.

Homem x mulher
 
Quem costuma ser mais descuidado com a imagem, homem ou a mulher?
'Não diria que exista isso. Acho que as mulheres talvez se questionem mais e tenham uma sensibilidade maior ao que o outro pensa. Por outro lado, elas também fazem mais más-impressões do que podem estar pensando sobre elas. Em relação a pecados, acertos e erros, não há diferença entre eles ou elas', destaca Patrícia.
  


Selfies
 
Na avaliação da consultora de imagem pessoal, aí é que as pessoas cometem mais erros. 'A reputação virtual está ligada à nossa imagem pessoal. E como os posts de uma foto ou comentários são publicados de forma muito rápida, há uma maior tendência em cometer erros, pois as pessoas filtram menos. Portanto, sempre que postar algo num ambiente virtual é preciso pensar muitas vezes mais', ressalta Patrícia.
 
 
Regra do 'três'
 
Uma dica para reforçar a primeira impressão é ir direto ao ponto se você deseja muito tratar de um assunto. Foque nele, mas não exagere. A dica da consultora é usar a 'regra dos três': pense sempre com três motivos, ou seja, três problemas de um produto, três razões para eu não viajar, três qualidade de um serviço e assim por diante.

'Apenas três e não 20, ok? Lembre-se de que estamos focando na primeira impressão. Se a outra pessoa quiser mais informações você amplia seu discurso ou envia por e-mail. Outra dica é, ao cumprimentar alguém com as mãos, siga o estilo do outro. Se a pessoa der um aperto de mão forte corresponda. E se der um aperto de mão suave, corresponda também', recomenda.


'Conexão Dodói'
 
Treine sua 'Conexão Dodói' quando quiser ajudar alguém triste ou falar de algo delicado. Numa conversa onde a pessoa relata uma dificuldade, por exemplo, expresse sua emoção antes de seguir com alguma ideia de conselho. Dessa forma você mostra empatia pelo outro. 

'Comece falando 'eu sinto muito' ou 'já passei por isso e te entendo'. Mas não é necessário dedicar horas para o sofrimento. Passe pelo assunto com empatia e delicadeza, depois mude o rumo da conversa', recomenda Patrícia Tucci.


Fonte: MSN – Tempo de Mulher