Busca

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Como melhorar seu discurso ao falar sobre si mesmo na busca por um emprego



Profissionais de carreira indicam prática e concisão; ensaiar em voz alta é uma boa opção “As pessoas estragam tudo o tempo todo”, declara Connie Thanasoulis-Cerrachio, um coach de carreira de Nova York. Segundo ele, todo mundo deve ter um discurso, de 15 a 30 segundos, que explique por que é o ideal para alguma vaga. Como se fosse um papo de elevador.

Como você soma experiências e ambições de emprego da sua vida em 30 segundos ou menos? Thanasoulis-Cerrachio propõe a seguinte estratégia: encha uma página com tudo o que você gostaria de dizer a um gerente de contratação e depois corte pela metade. Em seguida, puxe os três pontos mais importantes.

Prática é essencial. “Repita até que seja tão fácil como dizer seu nome”, aconselha Anita Attridge, que trabalha com recursos humanos. Sempre ensaie em voz alta, na frente de um espelho, ou para um amigo ou grave um vídeo. Obrigue-se a parecer entusiasmado. As vezes os candidatos ao emprego tem um tom monótono e sem paixão. “Muitas vezes, o conteúdo é muito bom, mas a entrega é tão ruim que você não quer ouvi-lo”, observa Attridge.

Treinadores de carreira sugerem preparação em mais de um campo, para diferentes públicos. O treinador Win Sheffield recomenda uma adaptação específica para cada entrevista. “Desenvolva seu campo com uma pessoa específica em mente”, explica.

Além disso, lembre-se que, quando você está falando sobre si mesmo, é importante prestar atenção ao seu público. “O campo não é um substituto para o desenvolvimento de um relacionamento com uma pessoa”, observa Sheffield.