Busca

terça-feira, 27 de maio de 2014

A empresa quer saber quanto você quer ganhar



Dimensionar valor pode ser difícil. É importante identificar quanto vale o trabalho

Thomaz Vieira, da Folha de Pernambuco 

O que fazer quando a empresa pede sua pretensão salarial? Como dimensionar corretamente o valor? Afinal, quanto vale o trabalho? Definir essa média não é tarefa fácil, mas que deve ser feita com responsabilidade e bastante pé no chão. A pretensão reflete seu preço como profissional.
Muitas empresas solicitam do candidato informar o salário objetivado não só para saber quanto o candidato à vaga quer ganhar, mas como forma de avaliar seu potencial. “Quando a organização tem uma política de cargos e salários e vai procurar um profissional no mercado, ela usa a pretensão para entender se ele atende às expectativas de remuneração“, cita a consultora de RH da Lucre Recursos Humanos, Karla Lopes.
Outra situação, segundo ela, é quando se contrata um profissional novo e a pretensão serve como uma pesquisa de mercado para a empresa. “Ainda pode ocorrer quando se está fazendo uma seleção e tem um profissional que trabalha em outro local. Aí, o parâmetro salarial mostra quanto ele gostaria de receber para sair do emprego atual”, completa Karla.
Para definir o valor a ser colocado na pretensão, o candidato deve atentar para alguns pontos. “O importante é fazer uma pesquisa de mercado, saber quanto está se pagando na área. Recomendamos, se você já está trabalhando, colocar um valor cerca de 20% acima do seu salário ou do mercado. Isso até para se ter uma margem pra negociar”, orienta o psicólogo organizacional e professor do curso de Recursos Humanos da Faculdade dos Guararapes, Domingos Sávio. Quando se está fora do mercado, porém, manter a mesma remuneração ganha anteriormente é mais complicado.
Adequar a pretensão à realidade é importante, ressalta o professor. “Quando você pede um valor muito acima do praticado, o risco é de estar fora do que a empresa pode pagar, e, pior, acima dos potenciais do candidato. Já quando o valor é muito abaixo do esperado, o contratante pode verificar, em conjunto com as experiências profissionais do candidato - que nesse caso, em geral, são poucas -, que é uma forma de tentar se inserir no mercado de qualquer jeito”, avalia. 

Matéria da Seção Economia/Empregos da Folhape.com.br