Por Ricardo Nicéas*
A
importância do trabalho em equipe
Um conceito cada vez
mais valorizado no ambiente organizacional é o trabalho em equipe. Ter
habilidade para desenvolver trabalhos em equipe é uma das qualidades mais
exigidas atualmente nos processos de seleção.
Para um bom desenvolvimento do trabalho, é fundamental analisar alternativas para solução de problemas ouvindo a equipe que lida diretamente com as dificuldades encontradas durante os processos de trabalho. Trabalhar em equipe é unir esforços coletivos. Cada um desempenhando uma atividade específica, mas todos direcionados para alcançar os resultados esperados.
A discussão de problemas em equipe contribui, significativamente, para o aumento do interesse de participação de todos os colaboradores envolvidos. Não é mais viável estudar um problema separadamente ou simplesmente mudar algum processo sem que as pessoas que estão envolvidas nas mudanças conheçam o motivo que as provocou.
A participação de todos é resultado de intercâmbio intelectual. O envolvimento das pessoas acontece quando incentivamos o relacionamento interpessoal para que possam surgir as discussões, as tentativas, os ensinamentos e as soluções dos problemas.
É de fundamental importância entendermos que o verdadeiro trabalho em equipe possibilita a rica troca de conhecimentos e experiências, promovendo a ajuda mútua, duplica o potencial individual de cada um, ajudando líderes e equipes a superam crises e problemas para atingirem objetivos e metas organizacionais.
Para um bom desenvolvimento do trabalho, é fundamental analisar alternativas para solução de problemas ouvindo a equipe que lida diretamente com as dificuldades encontradas durante os processos de trabalho. Trabalhar em equipe é unir esforços coletivos. Cada um desempenhando uma atividade específica, mas todos direcionados para alcançar os resultados esperados.
A discussão de problemas em equipe contribui, significativamente, para o aumento do interesse de participação de todos os colaboradores envolvidos. Não é mais viável estudar um problema separadamente ou simplesmente mudar algum processo sem que as pessoas que estão envolvidas nas mudanças conheçam o motivo que as provocou.
A participação de todos é resultado de intercâmbio intelectual. O envolvimento das pessoas acontece quando incentivamos o relacionamento interpessoal para que possam surgir as discussões, as tentativas, os ensinamentos e as soluções dos problemas.
É de fundamental importância entendermos que o verdadeiro trabalho em equipe possibilita a rica troca de conhecimentos e experiências, promovendo a ajuda mútua, duplica o potencial individual de cada um, ajudando líderes e equipes a superam crises e problemas para atingirem objetivos e metas organizacionais.
*Ricardo Nicéas é
administrador, presidente da ABRH-PE e gerente de gestão do Trabalho da
Secretaria de Saúde do Recife
Fonte: NE10