O
currículo é, ainda hoje, muito importante na hora de analisar um candidato para
uma vaga. Apesar disso, muitas empresas realizam a procura de um perfil ideal
na internet. Por isso, manter as redes atualizadas e com as informações certas
é fundamental para chamar a atenção de um gestor ou recrutador.
A
maior rede social voltada para o mercado de trabalho é o Linkedin. Neste site,
qualquer pessoa pode se cadastrar e preencher os dados a fim de montar seu
perfil profissional. A plataforma funciona como via de mão dupla: o usuário
pode buscar um empregador, assim como uma empresa pode buscar um candidato.
A
foto é obrigatória
Ao
criar um perfil, algumas informações são primordiais para passar uma imagem
completa e detalhada do tipo de profissional que você é. A primeira delas é a
foto. Não se esqueça de colocar uma, afinal, um candidato com foto tem muito
mais chances de chamar atenção que um perfil sem fotografia. Procure uma imagem
que você tenha tirado num ambiente de trabalho, já que ela deve transmitir
credibilidade e mostrar profissionalismo.
Procure se diferenciar
No
cabeçalho do perfil, escreva um título que destaque você de seus concorrentes.
Ao invés de colocar o cargo atual, pense numa frase criativa, com uma mensagem
que transmita suas ambições pessoais e profissionais. Mas, lembre-se que
precisa ser curta: o Linkedin disponibiliza apenas 120 caracteres.
Chame atenção do seu histórico
profissional
Suas
experiências profissionais também são importantes. Entretanto, faça um resumo
daquelas mais relevantes. Destaque suas funções, contando para quem está lendo
a maneira como você cumpriu suas tarefas e como foi capaz de ajudar sua empresa
a crescer.
Na
parte de interesses, procure usar palavras-chaves relacionadas à área em que
você deseja atuar. Esta seção é de extrema importância, porque fará seu perfil
aparecer nas buscas que os empregadores fizerem no site.
Dê destaque ao perfil
Você
também pode incrementar seu perfil com infográficos, tabelas, slides e vídeos
que mostrem um pouco do seu trabalho, sua personalidade, criatividade e força
de vontade. Se tiver um blog ou um site que sirva como portfólio, não deixe de
divulgar o link.
Seja comunicativo
Por
fim, é fundamental ter em mente que o Linkedin é uma rede social. Portanto, não
fique parado: faça contatos. Participe de grupos, adicione novos e velhos
amigos que possam te indicar para vagas, recomende o trabalho de conhecidos,
siga empresas em que gostaria de trabalhar e profissionais que você admira
dentro do seu ramo de atuação.
Fonte:
UNOPAR