Busca

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Currículo online na vitrine: saiba como turbinar seu perfil profissional nas redes sociais

O currículo é, ainda hoje, muito importante na hora de analisar um candidato para uma vaga. Apesar disso, muitas empresas realizam a procura de um perfil ideal na internet. Por isso, manter as redes atualizadas e com as informações certas é fundamental para chamar a atenção de um gestor ou recrutador.

A maior rede social voltada para o mercado de trabalho é o Linkedin. Neste site, qualquer pessoa pode se cadastrar e preencher os dados a fim de montar seu perfil profissional. A plataforma funciona como via de mão dupla: o usuário pode buscar um empregador, assim como uma empresa pode buscar um candidato.
A foto é obrigatória



Ao criar um perfil, algumas informações são primordiais para passar uma imagem completa e detalhada do tipo de profissional que você é. A primeira delas é a foto. Não se esqueça de colocar uma, afinal, um candidato com foto tem muito mais chances de chamar atenção que um perfil sem fotografia. Procure uma imagem que você tenha tirado num ambiente de trabalho, já que ela deve transmitir credibilidade e mostrar profissionalismo.

Procure se diferenciar

No cabeçalho do perfil, escreva um título que destaque você de seus concorrentes. Ao invés de colocar o cargo atual, pense numa frase criativa, com uma mensagem que transmita suas ambições pessoais e profissionais. Mas, lembre-se que precisa ser curta: o Linkedin disponibiliza apenas 120 caracteres.

Chame atenção do seu histórico profissional

Suas experiências profissionais também são importantes. Entretanto, faça um resumo daquelas mais relevantes. Destaque suas funções, contando para quem está lendo a maneira como você cumpriu suas tarefas e como foi capaz de ajudar sua empresa a crescer.

Na parte de interesses, procure usar palavras-chaves relacionadas à área em que você deseja atuar. Esta seção é de extrema importância, porque fará seu perfil aparecer nas buscas que os empregadores fizerem no site.

Dê destaque ao perfil

Você também pode incrementar seu perfil com infográficos, tabelas, slides e vídeos que mostrem um pouco do seu trabalho, sua personalidade, criatividade e força de vontade. Se tiver um blog ou um site que sirva como portfólio, não deixe de divulgar o link.

Seja comunicativo

Por fim, é fundamental ter em mente que o Linkedin é uma rede social. Portanto, não fique parado: faça contatos. Participe de grupos, adicione novos e velhos amigos que possam te indicar para vagas, recomende o trabalho de conhecidos, siga empresas em que gostaria de trabalhar e profissionais que você admira dentro do seu ramo de atuação.


Fonte: UNOPAR