Busca

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Universidade também concentra forte network

Por Fabíola Lago, Community Manager do Monster
Confira algumas possibilidades de aumentar sua rede de contatos de forma simples e sem sair do campus.
É muito difícil afirmar que existe “uma” melhor pesquisa de emprego ou forma de construir seu networking. Acho, por exemplo, que muitos estudantes sofrem terrivelmente com roupas muito formais, preocupados em dar o cartão de visita com a mão esquerda e apertar as mãos com a direita, fazendo o possível para se mostrar interessado e interessante!
Construir networking não pode ser motivo para virar seu estômago! Dentro do campus universitário você possui muitas possibilidades de conexões, sites de relacionamentos acessíveis. Confira algumas das possibilidades:
Organizações estudantis - A maioria dos campus patrocinam organizações estudantis de todos os tipos, incluindo entidades estudantis estaduais e nacionais. Existem ainda associações de estudantes por cursos, áreas profissionais, como encontros nacionais de estudantes de comunicação, engenharia, economia e assim por diante. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe a Sociedade de Gestão de Recursos Humanos com representantes estudantis em mais de 400 escolas.
Muitas dessas entidades realizam eventos periódicos (mensais ou trimestrais no campus), apresentando profissionais que conversam com os alunos sobre as opções de carreira e tendências do setor. Participar de um desses eventos, ou melhor ainda, ajudar a organizá-los, pode colocá-lo em contato com as pessoas que podem indicá-lo mais tarde para estágios e possibilidades de empregos.
Professores - A vida dos seus professores vão muito além dos muros da universidade! Certamente eles possuem atividades relacionadas à carreira e conexões profissionais em sua área de atuação. Podem ainda ser executivos de negócios ou atuarem em ONGs. Seu professor de administração de empresas, por exemplo, pode ser o fundador de uma empresa local ou ter seu nome no conselho de uma instituição filantrópica.
Lembre-se que os professores de um departamento acadêmico específico também ficam por dentro de quais empresas costumam contratar os alunos da sua área. Esses professores podem manter contato com ex-alunos que estão entrando no mundo de trabalho. Ou seja, um bate-papo de 15 minutos com eles pode render muitas coisas boas para a sua carreira.
Empresas juniores – Uma  excelente oportunidade de experimentar os primeiros passos da carreira profissional que você escolheu. Você terá contato com clientes, fornecedores e poderá avaliar suas preferências em sua área de atuação.
Estudantes companheiros - Seus colegas conhecem pessoas importantes e que podem se importar por pessoas como você. Na verdade, muitos empregadores que contratam estudantes universitários para estágios e empregos recrutam, conversando com os alunos que já estão a bordo.
"Sempre recorremos a funcionários que foram bons estudantes para que recomende algum colega quando há vagas”, diz Terese Corey Blanck, diretor de serviços estudantis para Experiência do Estudante em um subúrbio de Saint Paulo.
"O ponto é que todos tem contatos", diz Jerry Houser, diretor do Centro de Desenvolvimento de Carreira no California Institute of Technology (Caltech). "Você só precisa fazer as perguntas certas para receber muitos outros nomes"