Busca

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Alunos da UFPE criam site em que candidato a emprego pode gravar vídeo


Ter um diferencial, um algo a mais que chame a atenção do empregador na hora da análise de um currículo. Para reforçar o conteúdo do CV, três alunos do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criaram o Trainee World. No www.traineeworld.com.br, recém formandos vão tentar conquistar um emprego com a ajuda de um vídeo currículo.

Os alunos do curso de Ciência e Engenharia da Computação Rafael Aguiar, Filipe Ximenes, Felipe Farias e Eduardo Rocha desenvolveram em três meses o site que oferece a criação de um perfil profissional com espaço para o vídeo currículo. Segundo os jovens, este recurso já está sendo bastante utilizado em outros países e vem engatinhando no Brasil.

Segundo Rafael, o vídeo vai ajudar os recém formados principalmente por que eles ainda não possuem muitos atrativos em seu currículo. “Acredito que o vídeo vai dar uma chance real ao candidato de se mostrar, de que está de acordo com o perfil da empresa. Desta forma, ele vai ter uma maior oportunidade de ser chamado para uma entrevista”, diz o ainda estudante.

Para tentar conquistar o empregador através do Trainee World, após a criação do perfil, o usuário poderá enviar junto ao currículo tradicional um vídeo de um minuto, que fica hospedado no Youtube.

Para quem não tem lá muita desenvoltura com a câmera, o serviço conta com um link em que o candidato poderá conferir várias dicas de como gravar seu vídeo. São toque que vão da questão boa aparência até mesmo a melhor luminosidade.

E nada de querer falar demais. “Seja breve, o vídeo deve até um minuto. Os recrutadores têm pouco tempo”, diz uma das dicas de gravação do Trainee World.

Além disso, o jovem poderá se inscrever para uma vaga aberta, seguir uma empresa e receber as oportunidades dela ou ser selecionado para uma vaga baseado em seu perfil.

O serviço é gratuito e o usuário poderá fazer upload do arquivo, postar o link do Youtube no sistema ou gravar diretamente no site, utilizando a plataforma de vídeo.

Já para as empresas, o sistema auxilia a filtrar os candidatos cadastrados que não se adequam ao perfil da vaga sem a necessidade de entrevista.
Leia a matéria na íntegra no link do Pernambuco.com