Quando você está a procura de uma emprego e se depara com todas aquelas exigências e qualificações, é bem provável que pare para pensar: será que preencho todos estes pontos? Muitas vezes, alguns requisitos são apenas burocracia, uma seleção de currículos que vão chegar para o RH da empresa ou para o contratante.
No entanto, há pelo menos três pontos importantes que você não pode esquecer. O primeiro é: você entendeu qual o objetivo da vaga? Ao ler as descrições das qualificações necessárias, você conseguiu entender exatamente o que a empresa procura?
Em segundo lugar, perceba se você entendeu quais os problemas que terá de resolver se for contratado. Parece óbvio, mas muitos candidatos se interessam tanto pelos benefícios de certas vagas, como salário, horário ou flexibilidade, e esquecem do que realmente importa: o que terão de fazer no dia a dia caso de fato consigam o emprego. Antes de qualquer entrevista, pense se você consegue explicar para alguém quais seriam suas funções na empresa.
Por último, você é confiante o suficiente para não ter de implorar pela vaga? Lembre-se que os gerentes contratam pessoas que têm opinião e poder de escolha. Se o entrevistador faz perguntas complicadas ou testa seu conhecimento, mostre que você está lá apenas para responder, que há raciocínio por trás.
Se você é um candidato em potencial, perguntas mais complicadas irão aparecer. Ela quer saber se você está disposto a enfrentar os desafios. Se você acredita que é capaz de realizar o trabalho, não tenha medo.
Fonte: Forbes Brasil