Por
Rômulo Martins
Saiba o que faz, onde atua e
qual o perfil dos profissionais que trabalham com mídias sociais.
Thiago Novais passa o dia no
Orkut, Twitter, Facebook. Este é seu trabalho. Ele é estagiário de redes
sociais. As empresas passaram a ficar de olho nas redes desde que perceberam o
impacto da livre circulação de suas marcas na internet. Começaram a monitorar o
que os usuários falavam a respeito delas. Surge assim o profissional de mídias
sociais.
Atualmente, o trabalho deste
profissional vai além de desvendar o que pensa o seu cliente. “Elabora-se
conteúdo, porque é a partir dele que nos relacionamos com o público. Ao mesmo
tempo, monitora-se o posicionamento dos perfis corporativos na internet”,
explica Vivian Vianna, gerente de redes sociais da Media Factory.
Raio-X do profissional de
mídias sociais
O
que faz
Estuda o público, planeja e
desenvolve campanhas, elabora conteúdo, divulga produtos, serviços ou marcas,
gera relacionamento com o cliente por meio das redes. Monitora o que o público
diz a respeito da empresa, responde dúvidas e críticas, mensura resultados (ranking
dos perfis organizacionais na internet).
Onde
atua
Empresas públicas, privadas
e organizações não governamentais de qualquer ramo. Em regime CLT ou como
prestadores de serviço (Pessoa Jurídica).
Plataformas
de relacionamento
O profissional da área elabora
conteúdo para o Orkut, Twitter, Facebook, Youtube, Linkedin, Flickr etc.
Normalmente, as empresas geram relacionamento nas redes mais populares. A
definição da mídia depende do perfil organizacional e do cliente.
Formação
Grosso modo, quem trabalha com
mídia social é formado em Comunicação ou áreas afins - Marketing, Jornalismo,
Publicidade, Relações Públicas. Contudo, profissionais de diversas áreas podem
atuar na função. Não há graduação em redes sociais, mas algumas universidades
vêm realizando cursos de especialização na área.
Competências
Domínio da comunicação
escrita. Bom relacionamento interpessoal: o engajamento e a transparência nas
relações são fundamentais. Proatividade. Visão estratégica. Conhecimento nas
áreas de comunicação e marketing; em tecnologias específicas, internet e suas
ferramentas. O profissional de redes sociais deve ficar de olho nas tendências.
Seu perfil pessoal na internet é seu portfólio.
Salário
inicial
R$ 1,5 mil.
Fontes do Autor: André
Telles, CEO (executivo-chefe) da Mentes Digitais, autor de “A revolução das
mídias sociais” (M. Books, 2010); Vivian Vianna, gerente de redes sociais da
Media Factory.
Fonte: Empregos.com.br