Por Cíntia Bortotto
Muita gente me questiona quanto ao uso das redes
sociais no ambiente de trabalho. Este é um assunto polêmico que vem invadindo
discussões dos gestores e das equipes de RH e TI das empresas. Afinal, devemos
permitir ou não?
Considerar a permissão pode ser algo bastante
positivo. Digo isso principalmente por dois motivos. Com os smartphones, as
pessoas acessam e-mails, redes sociais, quer a empresa deixe, quer não, pois os
celulares estão ali, à disposição. Então, impedir neste contexto, é até
alimentar uma ilusão de que eles não serão utilizados.
O segundo motivo, e talvez mais importante, é que
eu acredito que nesta era da informação e do conhecimento, a conectividade e o
acesso às redes de relacionamentos pode trazer ideias, relações, enfim,
benefícios indiretos para as empresas.
Quando falamos em construir imagem, de fazer
benchmarketing, as redes sociais ajudam muito. Quando falamos em rede de
relacionamento para conseguir informações e divulgar da maneira certa, as redes
sociais têm ainda mais alcance.
O mercado ainda é muito conservador, ou seja, temos
grande número de empresas e gestores que não permitem, ou não se sentem
confortáveis com a utilização. Mas, aos poucos, mesmos as empresas tradicionais
têm dado mais abertura até para poder lidar e atrair a geração ‘Y’, e em breve à
‘Z’.
As desvantagens ainda estão na esfera do controle.
Isso porque muitos gestores querem exercer controle alto e, às vezes, até
extremo, sobre seus colaboradores, não gerindo pelos resultados, e sim pelas
atividades. Para esses gestores em geral, é um absurdo e até antiético fazer uso
das redes no horário de trabalho. Nesse caso, sugiro uma conversa. Conscientize
seu colaborador a respeito de abusos, afinal, um dos papéis de um líder é
orientar.
Se você pertence ao grupo que usa rede social no
trabalho ou do grupo que permite utilizar, preste atenção aos seguintes
detalhes:
- Jamais fale mal da empresa ou de pessoas da empresa, além de falta de educação pode prejudicar sua carreira;
- Não poste ou compartilhe mensagens que podem depor contra você, por exemplo, ‘não gosto de trabalhar…. ’, ‘odeio chefe…’. Isso não é adequado;
- Siga a política da empresa quando for tocar no nome da instituição para evitar problemas. Lembre-se de que tudo deve ser feito da maneira adequada.
Se você utiliza rede social no trabalho ou é gestor
de quem utiliza, olhe com bons olhos para essa prática, tire o melhor que ela
tem, permita-a sem abusar, seguindo a etiqueta organizacional. Você se dará
bem! Siga confiante e boa sorte!
Fonte: Monster - Social Recruiting