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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Redes sociais no ambiente corporativo


Por Cíntia Bortotto

Muita gente me questiona quanto ao uso das redes sociais no ambiente de trabalho. Este é um assunto polêmico que vem invadindo discussões dos gestores e das equipes de RH e TI das empresas. Afinal, devemos permitir ou não?
Considerar a permissão pode ser algo bastante positivo. Digo isso principalmente por dois motivos. Com os smartphones, as pessoas acessam e-mails, redes sociais, quer a empresa deixe, quer não, pois os celulares estão ali, à disposição. Então, impedir neste contexto, é até alimentar uma ilusão de que eles não serão utilizados.
O segundo motivo, e talvez mais importante, é que eu acredito que nesta era da informação e do conhecimento, a conectividade e o acesso às redes de relacionamentos pode trazer ideias, relações, enfim, benefícios indiretos para as empresas.
Quando falamos em construir imagem, de fazer benchmarketing, as redes sociais ajudam muito. Quando falamos em rede de relacionamento para conseguir informações e divulgar da maneira certa, as redes sociais têm ainda mais alcance.
O mercado ainda é muito conservador, ou seja, temos grande número de empresas e gestores que não permitem, ou não se sentem confortáveis com a utilização. Mas, aos poucos, mesmos as empresas tradicionais têm dado mais abertura até para poder lidar e atrair a geração ‘Y’, e em breve à ‘Z’.
As desvantagens ainda estão na esfera do controle. Isso porque muitos gestores querem exercer controle alto e, às vezes, até extremo, sobre seus colaboradores, não gerindo pelos resultados, e sim pelas atividades. Para esses gestores em geral, é um absurdo e até antiético fazer uso das redes no horário de trabalho. Nesse caso, sugiro uma conversa. Conscientize seu colaborador a respeito de abusos, afinal, um dos papéis de um líder é orientar.
Se você pertence ao grupo que usa rede social no trabalho ou do grupo que permite utilizar, preste atenção aos seguintes detalhes:
  • Jamais fale mal da empresa ou de pessoas da empresa, além de falta de educação pode prejudicar sua carreira;
  • Não poste ou compartilhe mensagens que podem depor contra você, por exemplo, ‘não gosto de trabalhar…. ’, ‘odeio chefe…’. Isso não é adequado;
  • Siga a política da empresa quando for tocar no nome da instituição para evitar problemas. Lembre-se de que tudo deve ser feito da maneira adequada.
Se você utiliza rede social no trabalho ou é gestor de quem utiliza, olhe com bons olhos para essa prática, tire o melhor que ela tem, permita-a sem abusar, seguindo a etiqueta organizacional. Você se dará bem! Siga confiante e boa sorte!